quinta-feira, janeiro 13, 2005

How to Dismantle an European Champion

Em conversas/discussões com amigos e companheiros de profissão, do meu e de outros jornais, sobre o actual (mau) momento de forma do FCP, a principal razão apresentada por eles para justificar os fracos desempenhos da equipa é o facto de Mourinho já não treinar a equipa. Eu discordo. Mas que raio, só o setubalense é que sabe colocar este FCP a vencer? É claro que Mourinho foi peça muito, mas muito importante nesta engrenagem, isso é inquestionável, e se ele lá estivesse as coisas até poderiam estar melhor, mas quanto a mim as principais razões estão na SAD, nos jogadores e na atitude destes.
A ver: Em relação ao onze da final da Liga dos Campeões, apenas três jogadores se mantêm na equipa - Baía, Jorge Costa e Costinha. Maniche e Nuno Valente ainda jogam de azul mas estão lesionados, o primeiro há um mês, o outro desde a pré-época.
Ou seja, este FC Porto não é aquele que ganhou tudo nos últimos dois anos. É uma nova equipa. Uma equipa com jogadores novos (para já 13!), com mecanismos que demoram a afinar, mas também com muita falta de atitude e vedetismo de alguns pseudo-craques.
E há em erros que têm de ser pagos como a contratação de Del Neri e depois a chamada de Fernández, não o Luís, como seria o mais desejado pelos administradores.
A isto não respondeu a SAD da melhor forma à saída de jogadores fundamentais como Ricardo Carvalho, Alenitchev e Pedro Mendes (a Diego não se pode exigir que seja JÁ um Deco) e depois reforçou (?) a equipa criando desequilíbrios: muitos jogadores numa posição, poucos noutra.
Pelo meio, há ainda jogadores de qualidade muito duvidosa, no mínimo, como César Peixoto, Maciel, Areias, Hugo Leal e Pepe. Este campeão europeu está desmantelado à custa de quê? de 100 milhões de euros que rendem muito pouco desportivamente e que o milagre do apuramento para os oitavos da Champions não consegue disfarçar.
Pinto da Costa vendeu os anéis de ouro, teve de comprar outros em banho de pechisbeque e arrisca-se penhorar o futuro do clube.

Este post tem como ponto de partida um artigo escrito hoje pelo meu amigo Jorge Pedroso Faria, no Jornal de Notícias.

3 Comentários:

Blogger EM3-L3ÃO diz...

http://ainstituicao.blogspot.com/

Um blog anti-lampião

11:19 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

... se fosse um blog anti vieira e veiga até alinhava. agora anti-lampião, nem vou dar-me ao luxo de dar uma visita ao site.

12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

ISTO SÓ PROVA QUE O PINTICO É, REALMENTE UM GESTOR DE MERDA, SE HOUVESSE UMA INVESTIGAÇÃO PROFUNDA ELE VINHA LOGO Á TONA...

sem corrupção e nestes dois últimos anos O GRANDE MOURINHO , o fcporco seria sempre o que está a ser este ano...

p.s: ROBOCOP tem tantos golos como: pinigol, postigol, luis o fabuloso , derleigo...

1:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!