segunda-feira, março 21, 2005

Está tudo doido?

Leio os meus colegas de blog Ravelis e LF, e não acredito. As suas notícias em primeira mão costumam confirmar-se, as suas opiniões são, por norma, bem fundamentadas, as suas análises dão frequentemente positivo, e os seus palpites, quando não alicerçados em fezadas extra-sensoriais, são perfeitamente sensatos. Daí que, ao ler-lhes tiradas como «a final de Alvalade está mais perto do que nunca» e «não será demais afirmar que o Sporting pode mesmo conquistar a Taça UEFA», eu fique assim a modos que baralhado. As afirmações colhidas parecem não caber em nenhuma das categorias mencionadas. Portanto, deve ser um desejo. Sim, devem enquadrar-se na categoria dos desejos, apesar do tom peremptório das sentenças. Se for isso, tudo bem, cada um pode ter os desejos que a sua real gana quiser sugerir. Se for outra coisa diferente disso, acompanhada da prova provada de que os leões disputarão a final de Lisboa, eu anuncio desde já que verei esse jogo no ecrã de 33 cm do televisor da sala de convívio do Hospital de Miguel Bombarda, no meio de outros lunáticos que, como eu, têm da realidade uma noção completamente diferente da dos demais.

E não é uma questão de desejos, que a nacionalite é tão condenável como a clubite, é, sim, uma questão de razoabilidade de análise. Nesse sentido, só cronologicamente a afirmação de Ravelis é razoável: a inexorabilidade do calendário confirma que «a final de Alvalade está mais perto do que nunca». É uma afirmação que pode inclusivamente ser repetida até ao dia do grande jogo, 18 de Maio, que não perde actualidade; pelo contrário, será cada vez mais verdadeira.
Já a afirmação de LF – «não será demais afirmar que o Sporting pode mesmo conquistar a Taça UEFA» – será razoável apenas no caso de pretender ilustrar a conhecida máxima que diz: «em futebol, tudo é possível».

Sejamos francos: numa competição a eliminar onde ainda militam equipas como o Alkmaar, o Áustria de Viena e o próprio Sporting, não se pode dizer, como seria suposto nuns quartos-de-final: «nesta fase da prova, já não há peras doces». Até há grandes possibilidades de o Sporting eliminar o Newcastle: uma equipa treinada por Graeme Souness nunca será uma das peras mais difíceis de roer. Mas não passará disso. Apesar de este molde da Taça UEFA se assemelhar cada vez mais a uma corrida de mijas-na-escada, não vislumbro que este Sporting capitaneado por Peseiro possa conquistar o que quer que seja. É antinatural. Quer dizer, um tipo até pode tentar ir à Índia, enganar-se, descobrir o Brasil e inscrever o seu nome na História. Só que aqui, amigo Peseiro, o senhor até pode descobrir 23487548 brasis (que se engana vezes suficientes para isso), mas só inscreve o nome na História se chegar efectivamente à Índia, façanha que o 5.º classificado da Superliga (com o 6.º a 2 pontos) muito-muito-muito dificilmente conseguirá. Eu não acredito em que o consiga. Mas pronto, reconheço que sou suspeito, eu também não acreditei em nada daquela história de uma senhora ter aterrado em cima de uma azinheira e ter metido conversa com três pastorinhos. O meu vaticínio é que o Sporting participará na final da Taça UEFA, sim, mas emprestando o cenário.

PS – Caro Ravelis, acompanha-me neste exercício: se um clube não ganhar desde Dezembro e conseguir por fim uma vitória em Fevereiro, não se pode dizer que não vencia há um ano, pois não?
Do mesmo modo, apesar de o último título encarnado ter sido festejado em 1994, não podes dizer que a seca benfiquista é de 11 anos quando ela corresponde a apenas 10 épocas: o penta do FCP (5), o borrego do SCP (6), a estreia do Boavista (7), os penalties do Jardel (8) e o bis de Mourinho (10). Terias de cancelar a tua viagem ao Pólo Norte para te dar essa undécima cifra. ;)

19 Comentários:

Anonymous Anónimo diz...

Realmente parece que está tudo louco.
Então não é que uns nabos vestidos de encarnado que não sabem jogar à bola e são treinados (??) por um velhinho italiano vão à frente do campeonato e estão nas 1/2 finais da taça ?
Então não é que aqueles que são dirigidos pelo melhor prsidente do mundo jogam imenso...mas estão a ficar fora de tudo !
Então não é que aqueles que são contra o sistema e têm como treinador um adjunto de adjunto consegue jogar o melhor futebol de Portugal e arriscam-se e ficar em 6º lugar ??
Ele há cada injustiça !
Cumprimentos,
António P.

12:37 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Realmente pensei que o Ravellis era o lampião de serviço. Mas tu por incrivel que pareca consegues bater o moço aos pontos...
Comparar o Az e o Austria ao Sporting é um exercicio só ao alcançe dos predestinados. E aquela ultima consideração das 10 epocas é brilhante! Usas e abusas do Lampionês...
Entaõ se o Scp esta entre as ultimas 8 equipas (onde o teu clube nao esta pq foi elminidao pelo CSKA B em fase de pre epoca) não tera tantas chances de ganhar como os outros? Não a pode ganhar é? Quem não pode ganhar de certeza sei eu. Quem ja foi posto fora.

12:47 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Parabens pelo Post. Acabas de perder um "visitante" assíduo. Já agora...não queres mudar o nome do blog para "cantinho do lampião" ?

1:12 da tarde  
Anonymous LF diz...

Caríssimo colega Boloposte,
Até prova em contrário, «não será demais afirmar que o Sporting pode mesmo conquistar a Taça UEFA»...
Insisto. Os quartos-de-final desta edição da Taça UEFA estão desprovidos dos chamados "tubarões", aquelas equipas que causam terror aos adversários só pelo nome. Consiga Peseiro meter os "leões" a jogar futebol nos compromissos da UEFA e vais ver que se torna muito mais evidente a minha afirmação. Claro que, provavelmente (confirmar-se-á hoje, ou não...), o campeonato já era.

1:14 da tarde  
Blogger Ravelis diz...

Boloposte, não falei de temporadas. Sabendo que o último campeonato ganho pelo Benfica foi em 1993/94, logo celebrado em 1994 e sabendo que se ganhares este título respeitante a 2004/2005, logo celebrado em 2005, diz-me lá quantos anos distam entre 1994 e 2005. Vamos então fazer um exercício mais simples que tu possas acompanhar lentamente :))).
Se um bebé nascer hoje, dia 21 de Março de 2005, quantos anos faz em 21 de Março de 2016? 10 ou 11? Parece-me que são 11. Ai, ai essa matemática...

1:23 da tarde  
Blogger Ravelis diz...

Boloposte, não falei de temporadas. Sabendo que o último campeonato ganho pelo Benfica foi em 1993/94, logo celebrado em 1994 e sabendo que se ganhares este título respeitante a 2004/2005, logo celebrado em 2005, diz-me lá quantos anos distam entre 1994 e 2005. Vamos então fazer um exercício mais simples que tu possas acompanhar lentamente :))).
Se um bebé nascer hoje, dia 21 de Março de 2005, quantos anos faz em 21 de Março de 2016? 10 ou 11? Parece-me que são 11. Ai, ai essa matemática...

1:24 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

ja era de esperar...um lampiao apanha-se em primeiro lugar e desata a dizer coisas sem sentido

Primeiro compara o sporting ao austria de viena, esqueçendo-se que foi eliminado por uma equipa russa, que mal sabia o que era futebol (e que so nao ganhou em lisboa por causa do arbitro) e que estava em pre-epoca

Mas ele e que sabe, ele e do clube dos 6 milhoes LOL

Depois no fim brinda-nos com a sua matematica fabulosa...mais um leitor que perderam.

1:30 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Mto bom o seu raciocino matematico. Diria mesmo Genial. proponho-lhe um novo raciocinio:
O Sporting está nos 1/4 de final da taça uefa, ou seja, faltam 4 jogos para a gramde final de alvalade. Se pensasse um pouco mais compreenderia que as afirmações dos seus colegas de blog
"a final de Alvalade está mais perto do que nunca" e "não será demais afirmar que o Sporting pode mesmo conquistar a Taça UEFA" fazem todo o sentido seguindo este simples raciocinio!

Depois as seuas considerações com alusões ao paranormal e á piada facil tb sao giros. O benfica vai em 1 com uma produção de jogo mediana e com um treinador que nem sabe os nomes dos seus proprios jogadores. Seguindo o seu raciocinio tvz ja acredite nos milagres de Fátima...

Em suma...um post para esquecer o seu...

1:51 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

O Sporting, mesmo com o triste do Peseiro no comando, tem 23456432 mais vezes hipotese de ganhar a UEFA do que o Benfica, e isso é ponto acente!

Quanto aos 11 anos (10 épocas), quando se falava dos 18 anos (17 épocas) do SCP nunca gerou controversia... só doi quando vos bate à porta, não é?

2:33 da tarde  
Anonymous fur@redes diz...

Não sou benfiquista. Aliás, acima de tudo gosto de futebol... mas concordo com o boloposte. Este sporting é tão irregular quanto mal orientado do banco e não me parece que consiga chegar á final da uefa, este ano realizada no seu estádio de alvalade

3:13 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Parece que os lagartos estão mesmo enervados com o 5ºlugar e a iminência de perderem com a única equipa que consegue levar 4 secos do Nacional em casa!
Já não têm sentido de humor.
Deviam descer à terra pois quem vai estar em Alvalade é o CSKA, que servirá como compensação ao Abramovitch de ver o Chelsea afastado da final da Liga dos Campeões. Para o Benfica, isso pouco interessa pois nessa altura estará a festejar o campeonato e a aguardar a dobradinha ... sem 21 penalties do Jardel.

3:22 da tarde  
Blogger boloposte diz...

Ravelis, ok, se te sentes mais à vontade a "jogar em casa", podes usar a tua premissa e a velocidade de raciocínio que me recomendaste para tentares ver a luz (ou seja, mesmo a jogar em casa, perdes na mesma):
Diz-me lá então que idade tem hoje uma criança que tenha nascido no preciso dia em que o SLB se sagrou campeão pela última vez.
Se ela puder dizer, como tu disseste, que já tem 11 anos, eu dou-te um mês do meu salário. Se ela ainda tiver 10 anos, tu prometes que passas a ser menos exagerado nas tuas crónicas do Pólo Norte.
Se preferires, fazemos ao contrário: dás-me tu o teu salário, e eu serei mais rigoroso nos meus comentários com os meus amigos do Miguel Bombarda. Parece-te justo?

5:05 da tarde  
Blogger boloposte diz...

PS – O desafio lançado ao Ravelis pode ser extensivo a todos aqueles que simpaticamente me atribuíram o Prémio Nobel da Matemática. Sem ressentimentos :)

5:08 da tarde  
Blogger Ravelis diz...

Ó Boloposte a situação é esta. O campeonato não acaba hoje, acaba em Maio. Tás a morder. A criança pode ter hoje 10 anos mas em Maio terá, com toda a derteza, 11 anos. Please...

5:14 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Que post de merda.De merda mesmo.
São disparates do principio ao fim. Calma "amigo" lampião...andas nervosinho demais...

5:31 da tarde  
Anonymous viceconde diz...

pessoal, algo vai mal!!!
O cláassico que se joga logo à noite não é o benfica sporting!!! é o sporting-fc porto! topam???
vamos deixar esse jogo acabar e talvez haja mais motivos de conversa e de festa (ou não...) para os lados da luz

6:33 da tarde  
Anonymous cerezo diz...

queria aproveitar esta oportunidade para apelar à serenidade

6:37 da tarde  
Blogger boloposte diz...

Ravelis, se este ano – o 11.º – for o ano do título, é óbvio que não pode fazer parte dos anos de seca.
Que palavra é que não percebeste?

6:09 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

boloposte, embora já saiba que me vais dizer 17, vou perguntar na mesma: Quantos anos de seca teve o SCP?

Se perguntasse em 2000 respondias 18, tu e toda a gente... de repente passaram a ser 17.

5:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!