segunda-feira, março 21, 2005

Uma espécie de "Marcelo" na SIC

Mourinho, o pensador...


José Mourinho, o conquistador; José Mourinho, o inovador; José Mourinho, o competente metodólogo; José Mourinho, o polémico... Agora, o treinador do Chelsea vai adoptar outro "cognome": Mourinho, o pensador ou, se preferirem, o comentador que arrasta audiências.

A novidade pode ler-se nas páginas da última edição do jornal "Expresso".
O técnico português assinou como comentador da SIC (não conheço os valores que o convenceram, mas depreendo que terá sido um contrato "milionário", à medida da atracção que as suas palavras provocam), canal onde terá um espaço de opinião já a partir de Abril. Excepcionalmente, estará já amanhã na estação de Carnaxide, onde falará do Sporting-FC Porto de hoje, do seu Chelsea e das mais recentes controvérsias em que se vê envolvido, nomeadamente a que o "implica" no abandono do árbitro Anders Frisk.

Mourinho transforma-se, assim, numa espécie de Marcelo Rebelo de Sousa, que actualmente comenta na RTP1, aos domingos à noite. Além de todos os elogios que se possam fazer ao melhor treinador do momento (e muitos já se fizeram), acrescentemos a grande capacidade para gerir a sua carreira. Mourinho sabe que o sucesso é efémero e, por isso, não fecha portas. Não se inibe de mostrar publicamente que não é apenas um bom treinador de futebol; é uma personalidade polivalente que, a seu tempo, merecerá um estudo mais aprofundado.

Com este espaço de opinião em que embarca, mantém uma janela aberta com o seu país, onde muitos se identificam com as suas modernas e frontais opiniões, mesmo alguns que também o consideram arrogante.

Para já, Mourinho será um crítico do futebol português, fazendo uso do facto de não treinar em Portugal neste momento para não recear comentários pejorativos sobre os técnicos que orientam os três "grandes". Mas, a médio prazo, vejo Mourinho a treinar a Selecção Nacional, talvez já depois da "Era Scolari", acumulando com um clube. Para uma fase mais madura da sua vida, não me admirarei nada se o vir num alto cargo do dirigismo desportivo ou até mesmo (por que não?) na política.

5 Comentários:

Anonymous Anónimo diz...

continua a entronização do deus Mourinho. um dia o ego vem abaixo!!!

4:10 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Achas mesmo que o Mourinho vai treinar a selecção pós-Scolari? Ainda por cima em conjunto com o trabalho de clube! Que ingenuidade...

4:17 da tarde  
Blogger LF diz...

Atenção que quando Scolari esteve com um pé no Benfica pela segunda vez, em pleno Euro 2004, a hipótese de Mourinho acumular o Chelsea com a Selecção foi colocada. E, segundo sei, as conversas não foram mais além porque Veiga não quis Scolari na Luz...

4:31 da tarde  
Anonymous alinhadinho diz...

havia de ser bonito: mourinho na selecção e no chelsea... talvez assim sejamos campeões de alguma coisa e não andemos a perder com equipas que não sabem jogar futebol!!!

6:35 da tarde  
Anonymous roca diz...

Mourinho na selecção??? eu comprava essa ideia e vendia-a ao madail

7:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!