quarta-feira, abril 20, 2005

Adamastores

É cada vez mais um exercício engraçado falar desta Superliga. Tudo porque as conjunturas, as premissas, os desempenhos, as probabilidades se alteram em menos de oito dias.
Nem mesmo o próprio José Mourinho, hoje cada vez mais considerado uma voz abalizada, exímia e indispensável na análise ao futebol nacional e internacional, encontra facilidades em prever o que pode acontecer nas cinco jornadas que faltam disputar na Superliga. Diz ele, sem ponta de constrangimento, que não faz «a mínima ideia» de quem pode ser campeão. Não faz o melhor treinador do mundo nem faz mais ninguém. Mesmo os benfiquistas, até os optimistas, encontram nas jornadas que se seguem Adamastores mascarados de adversários “supermotivados” para afundar o sonho do título.
No Benfica, a onda de euforia, legítima, fez ricochete e funcionou pelo pior lado. A equipa acusou pressão, e desde que ela começou efectivamente a fazer-se sentir nas camisolas, o clube perdeu cinco pontos em seis possíveis.
As contas rumo ao título podem ser feitas de variadas formas, consoante a cor de quem as faz. Mas retenho e relembro uma declaração de Mourinho, segunda-feira, na SIC, na qual o treinador disse que, neste campeonato, se ainda estivesse no FC Porto «há muito que já tinha festejado o tricampeonato». «Lá para Fevereiro ou Março», acrescentou.
Não tenho dúvidas que assim fosse, mas como não é, o FC Porto, dos quatro da frente, é o que menos pode aspirar ao triunfo, sendo quase uma proeza se conseguir um lugar na Liga dos Campeões... prova que ganhou no ano passado. As voltas que o mundo dá.
O Sporting é, pelo futebol que apresenta o principal candidato. Não só por isso. Porque parece ter atingido, finalmente, uma regularidade de vitórias e consistência de exibições, que, nesta altura da época, funcionam como enorme tónico. Imagino o campeonato a ser decidido mesmo no fim, nunca antes das duas últimas jornadas. Aí, o Sporting tem o Benfica pela frente e a Taça UEFA.
A equipa de Peseiro vai ter de mostrar estofo e mentalidade, principalmente na deslocação à Luz, onde o factor psicológico é muito importante. É verdade que ganhou lá nos últimos dois anos, mas também é verdade que nestes momentos de decisão o Benfica é sempre o pior Adamastor possível para os leões.
Uma palavra final para o Sp. Braga. Tem feito um bom campeonato, lucrando com a fraca produtividade dos chamados grandes, mas não me surpreenderia se ficasse atrás deles todos. Importante, no entanto, a afirmação de uma identidade bracarense e minhota.

20 Comentários:

Anonymous Anónimo diz...

Direito à opinião todos a têm, até porque a ditadura que fez do sportem um clube minimamente conhecido já acabou há algumas décadas.

Mas discordo quase em absoluto da análise. O Benfica é, quer queiram quer não, a melhor equipa portuguesa e o mais forte candidato ao título. Tem de enfrentar semanalmente equipas que se esforçam mais contra o Glorioso do que contra os outros, mas sempre foi assim e sempre será. Mais: o Benfica joga o futebol mais consistente do campeonato. Quem viu as últimas jornadas do campeonato sabe-o, quem prefere ler o record julga que o sportem é hoje um colosso mundial.

Se Mourinho estivesse no porto talvez fosse ele o campeão. Mas mais uma vez, desfaço o mito: é impossível dissociar os sucessos de Mourinho no porto da corrupção no futebol português. E isso é uma mancha que o melhor treinador do mundo terá de carregar até ao fim dos seus dias.

O Braga tem boa equipa, joga bem e vai terminar o campeonato no 2º lugar.

2:44 da tarde  
Anonymous Azevedo diz...

Acabei de me mijar a rir.

3:22 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

há 2 coisas que nao entendo no k respeita aos benfiquistas:
1ª- por carga d'agua acham k as equipas adversárias devem facilitar? Será o sindroma DJEM?
2º- sei k é um palavra inglesa...mas bolas...a lingua inglesa está em todo lado...na música, no cinema, no consumo, etc..então, porque será que não sabem escrever SPORTING. É simples. Soletrem cmg:S-P-O-R-T-I-N-G. Agora digam de um só sopro:SPORTING! Viram! é facil! Não há nenhum ser humano que nao consiga! Tu/Vós também consegues (em)...

p.s.: Sindroma DJEM (deixem jogar esmantorras)

3:56 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Sim... de facto, quem viu o SCP jogar com o Moreirense e abanar que nem varas verdes deve julgar mesmo que têm estofo de campeão...
O SCP teve a sorte do jogo (aquela bola largada pelo GR do Moreirense foi providencial) no momento certo, mas de resto foi um jogo taco-a-taco...
Até parece que foi ontem que ouvi dizer que o SCP não jogava nada, que o Peseiro não era treinador para o Sporting, etc. etc. ...
De resto, o SLB lá continuará, contra comentadores e relatores que acham sempre, ao fim de um minuto de jogo, que o Benfica está nervoso/ansioso/sem fio de jogo/sem organização táctica...

4:26 da tarde  
Anonymous carlos diz...

acho piada aos sportinguistas que passaram de uma situação de crucificação de peseiro para outra em que acham que têm a melhor equipa do mundo e vão ganhar tudo... acordem, amigos! isso não é verdade...

4:33 da tarde  
Anonymous kovacevic diz...

E o Sporting enfrenta um adamastor de peso - a Académica não perde há nove jornadas

4:43 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Ninguém pede que os adversários facilitem. Simplesmente pedimos que não se esfarrapem todos contra o Benfica para depois abrirem as pernas aos outros.

É difícil perceber?

6:19 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Para o Anonimo das 2:44 PM (o 1 de todos):

És tu Petit?
És tu BolanoPoste mais uma vez camuflado?

Como alguem já referiu....este post esta de "mijar de rir".

Siga... :)

8:18 da tarde  
Blogger cparis diz...

não percebo o post... não vejo onde é que o braga vai perder tantos pontos por exemplo: com penafiel? beira mar na penultima jornada? moreirense na ultima....

acho que o braga é a esquipa que mais pode fazer pela vida, e o seu teste será quando receber o SCP... aí se verá quem tem estofo de campeão....

quanto ao Benfica e Porto, tudo é possivel.... até perder pontos como malucos, mas creio que o SLB tem o tonico de ir à frente e se ganhar os 3 proximos jogos (estoril, belenenses e penafiel) pode ser que haja alguma coisa...

quanto ao "Sportem", a Briosa vai dar uma machadada já este fim de semana

8:28 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Ao das 6.19....como é que avalias isso, oh artista? Hoje. O estrela foi amigo ou não? cá para mim foi...lol...estavam "incentivados"...eheheh
de facto kada vez mais os lamps (cparis)...são analfabetos funcionais...dado preocupante. recomenda-se a leitura do 3º post e repetição do ponto 2 por 100 vezes...pode ser k consigas...mesmo que nao consigas...vale a pena tentar..lembra-te que há pessoas com 80/90 anos que frequntam a primária...simplesmente porque qurem aprender...por isso nao te envergonhes se fores mais novo...

10:42 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Muito deves gostar de escrever neste blog! Aqui consegues ser aquele que gostavas de ser na realidade, consegues escrever aquilo que nunca conseguirias dizer na cara a alguém, por falta de coragem, mas principalmente por falta de capacidade intelectual para pensá-lo rapidamente. Claro que na net é mais porreiro. Ficas uma meia horita a pensar no que escreves, lês e relês para ver se podes alterar algum pormenor e quando acabas até te sentes a pessoa inteligente que na realidade sabes que não és e que nunca vais ser.
Deixa lá pá! Se queres algum conforto, posso-te dizer que há mais dois ou três milhões em Portugal assim, que também gostavam de ser do Benfica e não são, apenas porque ninguém escolhe ser do Benfica. Do Benfica ou somos ou não somos. E tu vais ser um triste até ao fim da tua vida porque não nasceste com isso. Vá lá, pelo menos podes gabar-te de existires para ele, o que já não é mau!

12:06 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

E quanto ao nome "sportem" ou lá como raio vocês se chamam, o nosso erro não é grave. Afinal de contas, a palavra é inglesa mas eles próprios dizem "lisbon", o que é ainda pior... ou não?

12:10 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

vá lá...admites que é um erro...é o primeiro passo para a salvação...como disse anteriormente..nao desistas..irás conseguir corrigir esse erro..

12:16 da manhã  
Anonymous Sportem Sempre diz...

Quem diz "Sportem" e divulgou a denominação é o insuspeito Sousa Cintra. A culpa é, portanto, da elite que votou no então rei das águas. Deve ser aborrecido nunca nos chamarem pelo próprio nome (no estrangeiro acontece-vos o mesmo), mas fiquem descansados que Glorioso é coisa que nunca vos chamarão.

4:16 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Estes gajos perdem 5 pontos em 2 jogos e os outros é que tremem como varas verdes... ROFLMFAO

6:43 da manhã  
Anonymous Azevedo diz...

Por acaso até acho piada quando escrevem "Sportem". Faz-me recordar o Cintra e eu próprio às vezes o pronuncio dessa forma (por brincadeira). Ter a capacidade de rir de nós próprios, essa sim é uma coisa que não está ao alcance de todos. Para ser adepto da instituição é apenas preciso... ter azar.

PS: Nunca nos chamarão Glori(g)oso como a vocês também ninguém chama, a não ser os azarados acima referidos que apresentem uma propensão para a megalomania delirante.

2:25 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Se lesses a imprensa estrangeira (coisa que obviamente não está ao teu alcance) saberias que não é assim. Os jornais italianos e ingleses utilizam frequentemente esse termo quando se referem ao Benfica.

6:33 da tarde  
Anonymous Azevedo diz...

Parabéns, és um grunho. Acabou a conversa.

8:42 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Para o das 12.06, Porra não podes ser assim para os rapazes, tem mais calma, eles não estão habituados a tanto, mas te digo, bem haja para tentar educar alguns hum ... adeptos do sportem e não só. admiro a tua paciência lololol

9:01 da tarde  
Blogger cparis diz...

ao das 10:42

coloquei "sportem" com aspas.... se não percebes as piadas, esquece... aprende a por nome nos comentários que é mais util....

11:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!