domingo, abril 24, 2005

Algarve

A polémica transferência do Estoril-Benfica para o Estádio do Algarve não tem razão de existir. É perfeitamente legal a mudança de recinto, tendo em conta as necessidades da SAD estorilista. Mais do que discutir se existe promiscuidade de interesses entre pessoas ligadas aos dois clubes, parece-me mais importante centralizar a atenção na medida em si como solução para um problema financeiro.
É por demais evidente que o Benfica é o único clube em Portugal capaz de encher um estádio de Norte a Sul do País e face a essa situação, os administradores estorilistas esfregaram as mãos de contentes quando, em vez de 100 mil euros de receita no António Coimbra da Mota foram confrontados com a possibilidade de angariarem cerca de 500 mil euros no Algarve, podendo resolver o problema de salários em atraso (que já vai em dois meses). É aqui que reside a questão. Com esta atitude, seguida a espaços por outros clubes, o Estoril demonstrou que não tem estrutura para estar na Superliga, não reunindo condições para uma natural sobrevivência, tendo de (eventualmente) sacrificar-se desportivamente para assegurar a legalidade dos contratos dos seus futebolistas.
É a este problema que a federação e a Liga de Clubes têm de dar a devida atenção. O Estoril têm uma média de pouco mais de 1500 espectadores em casa. O que se traduz numa receita ridícula para as exigências de um campeonato profissional e que se quer cada vez mais perto dos espectáculos que se assistem na Europa. Por isso, este “esquema algarvio”, não só me parece natural como perfeitamente necessário dentro deste cenário. Mas sempre lamentável.

16 Comentários:

Anonymous cg diz...

" Bxxxx é o único clube em Portugal capaz de encher um estádio de Norte a Sul do País "
Espero que nao estejas a incluir as escolas, os pais desses alunos, etc...porque se assim for....é batota. Ou não é?
Quando disses encher, quem estás a contabilizar? Os borlistas? Os pagantes? Os policias? Os stewards? Quem?

11:38 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Para o cg
Era de evitar em tão poucas letras tentares negar o evidente, mas pronto, o Sportem a esta altura do campeonato tambem enche estádios, tá melhor assim?
ps. la falhei outra vez sPOrTEM, sportem, continuo a tentar...

SLB SEMPRE

11:51 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

esse comentário do benfica ser o único clube capaz de encher estádios de norte a sul deve ser da mesma cartilha populista de onde saiu o estudo dos 6 milhões que nunca ninguém viu :).

É pena é que eles tenham essa capacidade e... apenas encham o ESTÁDIO DELES 2 vezes por ano, quando lá vão os OUTROS lol. Um clube que fica sempre em terceiro no campeonato das assistências?

Não brinques comigo riddle, as pegas de leste andam a dar-te cabo do discernimento :)

12:17 da manhã  
Anonymous Tom Brady diz...

:) Natural que o galinha anonimo não consiga escrever SPORTING....nem sequer consegue escrever o nick dele, por isso tem de seleccionar a bolinha Anonymous...é mais fácil...
deixem jogar o Mantoras..:p será q isso sabe escrever?

12:18 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

O Benfica fica sempre em 3º nas assistências?

Deve mesmo ser para rir. O sportem só em 4 jogos deste campeonato teve mais de 30 mil. E dois deles foram com folcuporto e Glorioso. E com o folcuporto... aí uns 40 mil.

Deixem de ser ignorantes e informem-se antes de vir disparatar para aqui. O Benfica é o clube com os bilhetes mais caros e ainda assim vai acabar este campeonato com a melhor média de assistências.

12:29 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Gostava de saber em que te baseias para dizer que esta mudança é perfeitamente legal. Referes-te ao artº 42? Que tal discutirmos esta questão baseado nas regras? Pode ser que tenhas alguma informação que eu desconheça, se puderes-me elucidar, agradecia.

1:00 da manhã  
Blogger boloposte diz...

Caro 1:00 AM, se quiseres ter a delicadeza de assinar o comentário, és capaz de ter direito a uma resposta. Se preferires o anonimato, é possível que o comentário seja ignorado.
Não sei se te parece mal tal procedimento, mas é a política do estabelecimento. Desculpa qualquer coisinha, mas esta é mais uma informação que pareces desconhecer. :)

3:18 da manhã  
Anonymous cg diz...

para o das 1217, pah...sei k estás habituado a mudar as regras conforme te convém, mas a regras definiram 12h para aprenderes a escrever. Não conseguiste..paciência. Não queiras ser batoteiro, à semelhança das práticas do teu clube e dos teus dirigentes, poque te fica mal e envergonhas todos os bloggers! Segue o meu conselho anterior...torna-te dirigente do teu glorigozo.

11:48 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Caro Boloposte,
de facto desconheço a regra que referes.Também é a 1ª vez que a vejo ser mencionada, nem percebo o que é que uma assinatura ou a falta dela pode obstar a uma discussão, em termos civilizados, ao contrário do que muitas vezes por aqui acontece. Mas tambémpercebo que se calhar não convém falar muito sobre este assunto.

12:44 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Tom Brady topa isto

Deixem jogar o Mantorras

Viste não tá mal pois não?lolol
Em relação à questão se tem nick ou não, penso que seja opção de cada um, senão retirem essa opção de anonimo e o caso fica resolvido (esta era realmente desnecessaria)
Embora que "assine" todos os textos que escrevo, com "SLB SEMPRE". Em respeito a mudanças de regras por parte do meu clube (para o Cg), mais uma vez tens razão, o meu clube realmente não tem emenda, ainda ontem ia um adversario isolado e o Polga fez logo uma daquelas faltinhas na hora H... Chiça pera ai mas esse gajo não é do sPOrTEM????? Desculpem fiz confusão...
Continuo a afirmar, virem qualquer dos três grandes queixarem-se de faltas é uma VERGONHA, toda a gente sabe que são os principais beneficiados, mas pronto continuem a mandar pedras para os telhados dos outros, mas não tavas a falar disso pois não?? O jogo do Estoril-Benfica isso é que faz confusão desviado 300Km, realmente isso não se faz, e o Estoril até esta com umas boas finanças. Acho desnecessario escrever mais a cerca desse respeito lê o Post esta lá tudo.

SLB SEMPRE

1:08 da tarde  
Blogger riddle diz...

Para o post das 12:17 e outros que se identifiquem com o mesmo.

Há factos que são indesmentíveis, independentemente da cor clubística de cada um. Ora, um deles é que o Benfica tem a maior massa de adeptos em portugal(mas não me falem nisso dos 6 milhões, por favor). Isso não se reflecte, por variadas razões, nos jogos efectuados no estádio da Luz, o qual regista em 90% das vezes piores assistências que Sporting e FC Porto nos seus redutos.

Só que fora de Lisboa, o Benfica tem, de facto, essa capacidade mobilizadora de encher estádios. E a prova vai acontecer mais logo, no Algarve.

O FC Porto, por exemplo, tem a melhor média de assistências da superliga nos jogos em casa. Mas seria impensável, por exemplo, os portistas encherem o Faro/Loulé.
Aconteceu meterem 30 mil em Braga o ano passado, fruto da proximidade entre as duas cidades, mas isso é uma excepção.

O Sporting também regista boas assistências em Alvalade e tem zonas do país mais aglotinadoras de adeptos, como a "faixa" Torres Vedras/Marinha Grande/Leiria (por exemplo), mas muito dificilmente conseguria meter 30 mil dos seus adeptos em Braga ou no Algarve.

5:36 da tarde  
Blogger riddle diz...

Aninomo da 01.AM

O artigo a que te deves referir é 41.º do regulamento das competições da liga de clubes.

ele diz o seguinte no ponto 1: «É permitido a qualquer clube que apresente razões comprovativas da impossibilidade de utilização do seu estádio, com excepção da interdição por motivos disciplinares, indicar outro estádio, desde que o mesmo possua as condições exigidas na Lei e no presente regulamento.»

Mais acrescenta no ponto 2: «Constitui fundamento de impossibilidade de utilização do estádio a falta de condições de iluminação nos jogos a transmitir na directamente pela TV».

Ou seja, existem dezenas de argumentos que o Estoril pode invocar para mudar de estádio, sendo que o mais fácil, previsto nos regulamentos, dizer que uma das torres de iluminação não funciona (o jogo acaba de já de noite). E pronto, bora todos passar um fim-de-semana ao algarve.

5:56 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

riddle acho que estás um bocadinho enganado.

Para além do Benfica ter a maior massa adepta de Norte a Sul, mesmo no seu estádio as assistências não são tão más como dizem.

Para além dos bilhetes mais caros, o Benfica não tem, por exemplo, um estádio pintado às cores para disfarçar a ausência de público.

Acontece que o F.C. Porto sempre teve péssimas assistências à excepção das duas últimas época. Os êxitos nesses anos levaram a um aumento considerável da média, mas a verdade é que nos últimos jogos as assistências rondaram os 20 mil. Portanto, bastaram uns desaires para a normalidade voltar às Antas. Disso ninguém falou.

Quanto ao Sporting, já foi dito, é mais fama do que outra coisa. Ainda hoje lia "A Bola" e lá referiam 35 mil como uma excelente casa. Alguma vez o fazem com o Benfica? Com o jogo de ontem, foi apenas a 5ª vez que o Sporting excedeu os 30 mil. E só esgotou uma vez! Com quem? Adivinhem...

Só para completar, façam as contas por alto e vejam se no final desta época, com os dois jogos na Luz que faltam, o Benfica não terá a melhor média.

Nos jogos fora, não haverá um só clube que não tenha registado a maior assistência da época na recepção ao Benfica. Elucidativo

6:53 da tarde  
Anonymous cg diz...

caro riddle, é uma ilusão óptica. Pois como disses, o bxxx enches estádios por esse país fora mas não enche o seu. Mas é preciso lembrar que os estádios que "enche" tem uma capacidade de 30 mil ou muito menos (não é essa a "razão" para ir jogar ao algarve?)pelo que, e vou ser generoso, são tantos quantos os que aparecem no cesto do pão.
claro que nao contesto, nao conheco ninguem que o faça, que o bxxx tem maior massa adepta, mas também sabes que não é esse facto que é questionável. é o número!

6:57 da tarde  
Anonymous cg diz...

Prestes a começar o jogo mais transparente do ano. Sem querer por em causa os profissionais do ep, que acredito que darão o seu melhor, sugiro que se faça um exercicio de advinhação. qual será a diferença de golos na vitória do bxx:
-1 golo
-2 golos
-3 golos
-mais de 3 golos

eu aposto na 2ª opção!

7:11 da tarde  
Blogger sergonov diz...

Hello para todos!
É só para lembrar ao SCP que com tanta preocupação com o jogo do Estoril vs Benfica esqueçeram de ganhar o seu jogo!
Olhem mais para voçês...!
Gosto mesmo da grandeza do Benfica que provoca tanta raiva aos outros nunca me esqueçerei qd o SCP marcou na Filandia um golo aos vickings começaram todos a gritar SLB, SLB, filhos da P... , SLB!!! É impressionante nós agradecemos

4:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!