domingo, maio 01, 2005

O meu sistema é mais sério que o teu


Vamos admitir que nesta edição do campeonato não há seriedade. Vamos partir do princípio de que nesta edição da Superliga se corrompeu a verdade desportiva. Vamos tomar como certo que, na época 2004/2005, não há transparência no futebol português. Vamos até pôr a hipótese de essa vergonhosa situação estar a beneficiar a equipa que lidera o campeonato.

Depois de 10 épocas em que, obviamente, o Benfica nunca terá enveredado por esta via; depois de duas mãos-cheias de campeonatos em que os encornados encarnados foram prejudicados da forma que os excertos do processo Apito Dourado demonstram; depois de 10 edições da prova em que até um clube que nunca tinha sido campeão consegue o título graças a alguém que – desconfia-se hoje – é um traficante de influências desinteressadas, bem parvo é o SLB se não decidir dançar conforme a música. E a música parece ser de Cranberries: «Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?».

Ora, isto, mesmo parecendo legítimo, não será bonito. E os lamentos de virgem ofendida dos outros candidatos ao título não serão bonitos nem legítimos: são, sobretudo, hipócritas. Excepto o Sp. Braga, todos os outros comeram deste prato. Em doses diferentes, é certo, mas todos comeram. E hoje arrotam postas de pescada sobre verdade desportiva. Pungente, não é?

Como apreciador de futebol, não aprovo tais expedientes. Como parte interessada no assunto, não retiro especial prazer em vencer com batota. Mas não consigo deixar de achar piada a que morra com ferros quem com ferros matou. Não consigo deixar de sorrir quando vejo alguém provar do seu próprio veneno. Não consigo evitar um certo gozo quando o feitiço se vira contra o feiticeiro. A ser verdade que o Benfica ganhará este campeonato com jogo sujo, a ironia do método utilizado anula qualquer problema de consciência que possa daí advir.

Mas não se tome a fava como contada. Este campeonato começou com o “velho estilo” dos últimos anos, interrompido por alturas do escândalo dourado, e eventualmente retomado nesta última jornada. O antigo sistema aproveita os trâmites legais para tentar recompor-se, os arguidos impedidos de comunicar tornam a sentar-se lado a lado nas tribunas de honra, festejam-se vitórias de 1-0 com golos em fora de jogo. Só que, nesta fase, esse sistema já não é o oficial. Já não há sistema oficial, agora há sistemas próprios, caseiros, de fabrico artesanal, menos sofisticados, mais espalhafatosos. Cada um tem o seu, que vença o melhor. Nesse aspecto, esta fase final da prova parece um campeonato em que todos lutam com as mesmas armas. Todos somos capazes de nos lembrar de situações em que os grandes são beneficiados pelos homens de negro. Só o Sp. Braga tem moral para falar (escrevo antes do SCB-SCP).

Desejo que o fim do processo Apito Dourado possa dar uma varridela no lixo do futebol português.
Desejo que se aproveite a deixa para se pensar numa solução que resolva de vez o problema da arbitragem.
Desejo que os campeonatos se decidam pelo capricho da trajectória da bola. Sim, algo entre o meu nick e este blog: algo entre o azar da bola ao poste e a fortuna da bola na rede.

18 Comentários:

Anonymous cg diz...

Mantenho o que disse! tenho que manter! Por imperativo de coerência e de honestidade. tenho que manter! Até me assusto com os argumentos do boloposte. Até admito que estou enganado ou iludido. Mas, sou assim!
até concordo com o espirito(que acho que é. embora o boloposte nãoclarifique)de cada um tenta controlar. Mas por isso mesmo k estou em total desacordo com o "manisfesto". Porque nao há partes interessadas em resolver um problema simples. porque há um historial do, desculpem dirigir-me ao gajo assim ( mas é devido à minha total falta de respeito pelo individuo) orelhas; de um clube que tem um verme nos seus quadros; porque há adeptos de um clube que nao questionam a presença do verme (tripeiro d'ouro)nos seus quadros; and on and on..

9:42 da tarde  
Anonymous cg diz...

"Como apreciador de futebol, não aprovo tais expedientes. Como parte interessada no assunto, não retiro especial prazer em vencer com batota. Mas não consigo deixar de achar piada a que morra com ferros com quem ferros matou. Não consigo deixar de sorrir quando vejo alguém provar do seu próprio veneno. Não consigo evitar um certo gozo quando o feitiço se vira contra o feiticeiro. A ser verdade que o Benfica ganhará este campeonato com jogo sujo, a ironia do método utilizado anula qualquer problema de consciência que possa daí advir."

Se este cometário não é preocupante..nao sei que será! denota total falta de escrúpulos..evidencia a BATOTA que foi feita...a ser aceite quer dizer que posso fazer batota em qualquer sitio em quaauer jogo...NAÕ HÁ PALAVRAS. FODA-SE!
QUE MERDA DE PAÍS! DE FUTEBOL QUE ADMITE ISTO. TODOS SE CALAM,PERANTE ISTO!
BOLOPOSTE, VAI DORMIR, BEBE UMA ÁGUA! QUALQUER COISA!
Se daqui a uns anos se descobrir que o orelhas telefonou ao gás hélio...tá tudo bem!!!???
Oh, Pah! És do mais desonesto que há na blogosfera! Fósgasse!

Reconsidera, porque esta nao pode ser a opinião de uma pessoa honesta, formada e vertical! Não pode, pah!

9:49 da tarde  
Blogger Pedro diz...

Boloposte como benfiquista acérrimo q sou apenas digo o seguinte: Antes ficar sem ganhar durante mais 20 anos do q ganhar um titulo q seja por causa de "esquemas".
Quero ganhar lealmente. Ou então prefiro perder.
E isto é inegociável.

10:43 da tarde  
Anonymous Cg diz...

Pedro, bem hajas...

10:45 da tarde  
Anonymous cg diz...

Boloposte, para qundo uma vitória sem espinhas...como hoje..0-3?

10:45 da tarde  
Anonymous Azevedo diz...

cg: quando o Bruno Paixão voltar a apitar o Glorigozo. O "Sportem" é recorrentemente considerado pelas análises da imprensa como o mais prejudicado dos três grandes, por isso, ou o boloposte está a dar uma de advogado do diabo ou este post é mais uma das suas graçolas.

10:55 da tarde  
Blogger boloposte diz...

CG, eu sou desonesto porque não sou do teu clube, enquanto tu és totalmente isento e não se consegue perceber de que clube és.
Aliás, a tua interpretação dos meus textos denota que os percebes à primeira e que em momento algum os desvirtuas, mas o título de «mais desonesto» é meu, ninguém mo tira, pois devo ter-te pago qualquer coisa de que agora não me lembro.
Não percas tempo com blogs nem com a forma como gasto eu o meu tempo livre, dedica-te à política, salva este país! Ou então tenta adaptar-te.
A ser verdade que o Benfica ganhará este campeonato com trapaça (premissa por provar de que parte o meu raciocínio, sugerida por anteriores comentários como o teu), parece-me que não faz mal quem tenta adaptar-se às normas da sociedade. As outras alternativas seriam o suicídio ou a revolução contra essas mesmas normas. Estando a primeira fora de hipótese, sendo a segunda desaconselhada por ti, que estás em total desacordo com o manifesto, não percebo que queres que se faça.
Os lamentos do teu clube (não é o Braga, pois não?) seriam louváveis se não tivesse também ele todo um historial de pouca-vergonha.
A minha convicção é que todos têm culpa no cartório. Todos. Enquanto não se mudar o actual estado de coisas, não há pecador que possa atirar pedras. Os que as atirarem vêem-nas estilhaçar os seus próprios telhados de vidro. Corrige-me se estiver errado, mas não festejaste hoje a vitória em Braga, ou ficaste desapontado com o penalty por assinalar por puxão da camisola do Wender? Pois, foi o que me pareceu.

11:17 da tarde  
Blogger boloposte diz...

CG, só agora li o teu comentário das 10:45. Apesar de já estar à espera (revelo-o no meu anterior comentário), agradeço-te a demonstração cabal de que, ao contrário de mim, não és desonesto.
Para ti, um penalty por marcar com o resultado em 0-0 não constitui "espinha" na garganta dos festejos. Depois queres que se dê crédito aos vossos lamentos. Vocês são, de facto, um clube diferente. A verticalidade das vossas opiniões está espelhada na vossa camisola: foi por isso que escolheram as riscas horizontais.
E a coerência também: uma lista de baba, uma lista de ranho, uma lista de baba, uma lista de ranho... Simbólico.

11:44 da tarde  
Blogger boloposte diz...

Pedro, esse é justamente o tipo de benfiquista que eles mais apreciam: o corno manso.
Se me leste com atenção, percebeste que, tal como tu, também não gosto de ganhar com batota. Mas que batota pode haver quando fazes o mesmo que eles? Não se estará, nesse caso, a agir de acordo com as regras vigentes? Não estaremos a dançar conforme a música? Aceita-se o duelo, deixa-se que seja o outro lado a escolher as armas, e depois fere-se-os de morte com as armas por eles escolhidas. Desculpa o belicismo da metáfora, mas parece-me que faz sentido.

12:03 da manhã  
Anonymous cg diz...

Boloposte, senão entendes de que clube sou...problema teu!
tens que me dar o crédito de que nunca argumentei, subvertivamente, para levar a água ao meu moínho.
1st things 1st:
"Não percas tempo com blogs nem com a forma como gasto eu o meu tempo livre, dedica-te à política, salva este país! Ou então tenta adaptar-te. ": agradeço, mas prefiro ser fiel a mim próprio..mas cada um sabe de si.!

Colocas o problema entre a desistência(não obrigado, sou lagarto..não desisto.) e a integração(vade retro...) acho k é uma visão muito redutora e egocêntrica. A tua argumentação mantem-se: "todos tem culpa no cartório...(...)atirar pedras"...Já agora aproveita, junta-te aos milhares de "fugitivos fiscais" e entra na onda...toca a fugir aos impostos. afinal todos os outros fazem..

Em resumo, tu defendes que desde que os outros façam...tá tudo bem.! hás-de dizer-me quando é que tudo acaba? se calhar na tua moral...mas quando?
Camisola do wender??? nem vi o lance, mas num resultado de 0-3??? Deves estar tonto...
Deves pensar que foi..o g-Uleiria ou g-estoril ou g-belenenses....and so on and so forth ou então na camisola do Liedson no scp-académica...será?

Claro que estamos num clube diferente! Graças a Deus! Não sei se as fontes da camisola do sporting (soletra: s-p-o-r-t-i-n-g)pensaram nisso, mas mesmo nisso foram felizes...postura vertical. Enquanto a tua camisola dá-te para "adaptar-te"....

Acredita que somos um clube diferente. Não é pelos títulos. Não é pelas taças. Nem pelas vitórias.
É pela forma como ganhamos, como celebramos, como valorizamos principios, como estamos "direitos",...mas ...somos assim pobres mas felizes...pode não dar para comprar um iate"lucky me"...mas dá para andarmos direitos...


P.s: há algumas vergonhas de ser lagarto(manifesto com "orelhas"), mas acredita que 90% dos lagartos acha humilhante esta "união".

1:11 da manhã  
Blogger boloposte diz...

Cg, vamos por aí, pelo exemplo da fiscalidade, talvez assim me faça entender melhor (nota que é uma alegoria, não leves à letra):

1) Não devemos escapar aos impostos nem às nossas obrigações para com o Estado («Como apreciador de futebol, não aprovo tais expedientes»).

2) Nos últimos 10 anos, por exemplo, sabe-se (ver palmarés) que não pratiquei a evasão fiscal, enquanto assisti a grandes farras dos meus vizinhos com o dinheiro dos meus impostos (ver palmarés também).

3) Admito que não seja bonito, mas qual dos meus amigos me pode censurar se eu me fartar desta injustiça e decidir passar a fazer como eles?

4) Tu baldas-te aos impostos, toda a gente sabe isso. Não é engraçado se me vieres dizer: «Ó boloposte, não podes deixar de cumprir as tuas obrigações fiscais, senão eu deixo de poder fazer as minhas farras, pá!»?

5) Eu até aceito que me chamem caloteiro, mas por um vizinho de Braga, nunca por um vizinho da 2.ª Circular que também não paga impostos.

6) Faça-se alguma coisa para que todos paguemos impostos. Aproveite-se o desfecho do processo Impresso Modelo 2 Dourado para isso.
Desejo justiça, mas não me comam por parvo.

1:50 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Boloposte...

não era preciso gastares tantas linhas para rapidamente ilustrares o raciocínio vermelho que me faz sorrir e que já adivinhei em tantos la(ra)mpios que tinha como sérios antes desta época: "se os outros já roubaram pq não hei-de roubar eu?"

É a cereja no bolo de anos de choradeira. Afinal o vulgar adepto benfiquista não ambicionava o fim do apito azul para vivermos uma era de verdade, em que vencesse quem de facto o merece, e que quem, sem futebol ou capacidade, merecesse empatar ou perder tivesse esse destino (como o benfica tanto tem justificado de há umas jornadas para cá).

Não. Afinal apenas sonhavam... passar vocês a comer do mesmo bolo de podridão e nojeira que já outros provaram.

Parabéns. É um raciocínio que assenta às mil maravilhas, que nem uma luva, na mentalidade de um clube que já foi grande e sério mas que de há uns 10 anos para cá aprendeu (e ensinou os seus adeptos) que mais vale ser sujo e vencedor do que sério e paciente.

2:49 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Para relativismo ético-moral não está mal.

O senhor Boloposte podia ser um troféu na parede do Ratzinger.

9:15 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Boloposte deves sofrer de algum sentiemnto de inferioridade. So te quero apoiar, por isso te digo que nao e um sentimento e uma realidade. Es inferior e insignificante e burro e quem como eu, perde tempo a ler as tuas imbecilidades e a comenta-las.

O PALHACAO, O SPORTING TEM SIDO TAO AJUDADO QUE ANDOU 18 ANOS SEM GANHAR NADA...

Dedica-te a costura e deixa a bola para quem percebe dela.

Morpheus

10:15 da manhã  
Anonymous cg diz...

Em resumo: desde que os outros "roubem" e não sejam apanhados...tu estás na boa...também o fazes porque desejas justiça e nao queres que te comam por parvo. Ok. Vais desculpar-me eu nao ser assim.
Quanto à fiscalidade, acho que nem deverias dizer nada. Porque sendo adepto de um clube que tem dividas, não as cumpriu, obteve certidões de regularidade fiscal falsas e não desceu de divisão....não há dúvida que moralidade, dentro do teu quadro de referência, e "savoir faire" são claros atributos dessa prole...

10:52 da manhã  
Anonymous cg diz...

Oh boloposte, olha aki um gajo que nao gostas nada...
http://www.record.pt/noticia.asp?id=671857&idCanal=44

11:21 da manhã  
Blogger boloposte diz...

Cg, julguei que esse link se referisse ao ético Niculae, que ontem tentou marcar um golo como aquele que se vê nos resumos do andebol. Digo isto porque antes falávamos de moralidade, integridade e de coisas que há no Sporting e que não há no Benfica. Fiquei surpreendido. Agradeço a atenção que me dispensas, mas olha que não mereço :)

1:18 da tarde  
Anonymous Figas_21 diz...

só acho engraçadp "mandares o bitaite" de ganhar 1-0 com 1 golo em fora de jogo mas nao referiste o que foi mal anulado. Tou farto da vossa hipocrisia ... de todos sem excepção, até mesmo aos do meu clube ...

5:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!