segunda-feira, maio 23, 2005

Peter Jackson já é sócio do glorioso
Realizador do “Senhor dos Anéis” rende-se aos festejos encarnados

Séeeeeeeerebaifiquiiiisttaaaaaaaaaeeeeee!


Peter Jackson é desde esta manhã sócio do slénfique. Segundo Gina Vieira, funcionária da secretária do glorioso, a proposta devidamente preenchida chegou por fax por volta das 11.30h, tendo desde logo gerado burburinho mediático.

Ao recebermos esta bombástica informação procurámos confirmar os factos com o próprio, mas apenas conseguimos obter algumas palavras do seu agente, que ainda assim confirmou e contextualizou a decisão do seu representado:

O Peter é um homem de impulsos. Se lhe der na veneta como seis baldes de Haagen Dazs enquanto visita sites de pornografia temática do “LOTR”* e ninguém lhe pode dizer nada! A verdade é que o Peter ligou-me ontem, em lágrimas, dizendo-se profundamente comovido pelo que estava a ver na CNN, os festejos benfiquistas em Portugal. De nada adiantou explicar-lhe que aquilo não era uma grandiosa homenagem à obra de Tolkien, que não era um desfile de milhares de pessoas impecavelmente caracterizadas de ogres, orcs e trolls desdentados. Disse-lhe que em Portugal havia mesmo gente assim, mas ele nem sequer me ouviu... quando mete uma coisa na cabeça é teimoso que nem um goblin, mandou-me preencher a proposta de sócio que havia obtido na net e eu limitei-me a cumprir ordens. Mas entretanto posso informar-vos em primeira mão que meti já um processo aos responsáveis pelo produção da trilogia “LOTR”* pois isto é inadmissível! Se tivessem feito o trabalho de pesquisa como deve ser teriamos poupado milhões de dólares! Portugal era o país ideal para filmar as grandes batalhas da trilogia sem se gastar um tostão em figurantes, não houve quem se lembrasse disto?! Inaceitável incompetência!”.

Peter Jackson é assim não só sócio do slénfique como também o mais recente membro do “grupo dos 10” ou seja o grupo de associados do benfica com as quotas devidamente regularizadas.

* LOTR – O BnR informa que "LOTR" não quer dizer “Lampion Orc Total Rave” mas sim “Lord of the Rings”, em português “Senhor dos Anéis”.



19 Comentários:

Anonymous Anónimo diz...

MIEGO: TOCA Á PUNHETA QUE ISSO PASSA FILHO DA PUTA! ;-)

A TUA MÃE, A MARIAZITA ROSUÉ VALÉRIO QUE VAI COM O CABELO PINTADO DE VERDE PA TV TA TODA ESCATCHADA...

1:11 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Ahahah! Só falta o emplastro montrado num dragão de lança em punho a arrasar o reino dos orcs, aos gritos de "BENFICA É MERDA"!

P.S.: Logo por azar no Público a imagem de capa de hoje tinha como figurantes mais próximos 4 lampiãs novas e bem jeitosas. Espero que não se metam com impotentes como o anónimo das 1:11, pois merecem muito melhor. ;)

2:00 da manhã  
Anonymous Visconde de Alvalade diz...

O anónimo das 2:00 sou eu, desculpem lá o mau jeito. E vivó Enfique, foda-se!

2:01 da manhã  
Blogger Pedro diz...

HAHAHAHA
AGUENTA E NÃO CHORA!!!

Campeões campeões nós somos campeões

9:40 da manhã  
Anonymous Saving Private Sabrosa diz...

O Benfica é Campeão Nacional outra vez!…
Correcção: o “meu” GLORIOSO Sport Lisboa e Benfica é novamente campeão!…

Se isto ocorresse nas décadas de 60, 70 e 80 (… esta última já testemunhei!), seria “só” mais um título a acrescer aos muitos que marcaram a superioridade Benfiquista sobre todos os demais emblemas nacionais… nesse período as vitórias sucediam-se… Foi nesse período que o S.L.Benfica ganhou, por direito próprio, um lugar na lista da FIFA como um dos 7 míticos (pelo palmares e pelo universo de adeptos) clubes mundiais (lado a lado com o Boca Juniors, o Flamengo, o Real Madrid, o Manchester United e a Juventus)… ganhar nesses tempos era natural… e lembro-me de assistir, já na década de 80 a jogos em que o S.L.Benfica cilindrava aos 5, 6 e 7 os adversários que visitavam o Inferno da Luz… tal como era regular o surgimento em finais europeias (duas na Taça dos Campeões – PSV e Milão – e uma na Taça Uefa – Anderlecht).

Internamente, em 25 de Maio de 1994 (recordo-me bem… dia do meu 22 aniversário no ano em que terminei a licenciatura no ISEG…) com uma vitória no estádio 1º Maio (Braga) sobre o Gil Vicente, a equipa de João Pinto, Rui Costa, Vitor Paneira, Isaias, Schwarz & Companhia vencia e fazia de Toni um treinador novamente campeão…

Nesse momento poucos acreditariam que o S.L.Benfica viveria depois o maior período de jejum da sua história… mas viveu!…
Eu - como todos os mais obstinados “lampiões” – assisti incrédulo ao desmoronar de uma equipa campeã… Manuel Damásio, empossado já perto do final do campeonato, despediu Toni (… e o seu fiel adjunto Jesualdo Ferreira…) para o substituir pelo “fazedor de coisas bonitas”, o homem do bigode farfalhudo – Artur Jorge…

Bom… com os cofres a viverem no limite, chegando ao limite de ser necessário recorrer a uma “operação coração”, o S.L.Benfica tornou-se um clube em que qualquer atleta mediano (desde que tivesse o empresário certo…) poderia jogar (não é verdade King? Paredão? Martin Pringle?) e os resultados demonstraram-no…

Desse período – pós 30º título – só recordo com nostalgia a contratação de Michel Preud’ Homme, que terá sido talvez o melhor guarda-redes (no sentido de mais competente, mais regular, mais fantástico e elegante entre os postes e fora deles) de sempre a actuar no campeonato lusitano… tudo o mais que se passou foram inconsequentes planteis e resultados pouco abonatórios…

Como se essas ruas da amargura não fossem já escuras e frias o suficiente, a queda ao abismo foi ainda maior quando os sócios (e eu nessa altura não o era ainda…) elegeram, por esmagadora maioria, para seu presidente o populista João Vale e Azevedo… os resultados continuaram maus, o futebol muito fraco e parco em alegrias (excepto as constantes vitórias em Alvalade), a sucessão de treinadores alucinante, o entreposto de jogadores de qualidade duvidosa em grande agitação… época após época o plantel era remodelado em mais de 50%… se com Damásio nos virámos para leste: Yuran, Kulkov e Mostovoi… com Vale virámo-nos para os ingleses: Michael Thommas, Scott Minto, Mark Pembridge, Steve Harkness… os resultados, esses, eram os mesmos com a agravante que a própria instituição perdia prestigio e credibilidade…

O 31º título – que agora se comemora por todo o Mundo (… sim, onde houver uma comunidade de portugueses é sabido que 60% torcem pelo clube da Águia …) – começou a ser ganho quando Manuel Vilarinho (obrigado Mário Jardel!) venceu democraticamente João Vale e Azevedo e entregou, um pouco mais tarde, a gestão do futebol a Luís Filipe Vieira (oriundo da SAD do Alverca, F.C. e actual Presidente do clube e da SAD do Sport Lisboa e Benfica).

Nesse dia de eleições jurei - por acreditar nos firmes e consistentes propósitos da Direcção que procurava “depor” Vale e Azevedo – que se o “burlão” perdesse me faria novamente sócio do S.L.Benfica… e o clube ganhou um novo rumo e, pelo menos, um novo sócio…

Daí para a frente – e para além da dificilima reestruturação económico-financeira do clube – esta Direcção encetou um árduo caminho de aproximação ao título nacional…


A estratégia até foi simples no planeamento (embora reconheça difícil na execução):

i) escolhas criteriosas de treinadores (excepto aquela troca de Mourinho por Toni ainda da responsabilidade de Manuel Vilarinho…) e sobretudo de Treinadores Adjuntos – casos de Chalana e Álvaro Magalhães - que soubessem incorporar nos jogadores a mística do que é ser profissional do S.L.Benfica e enquadrassem treinadores estrangeiros (como Camacho e o treinador campeão),
ii) uma preocupação por “comprar” jogadores com algum critério (excepto as compras recentes do Paulo Almeida e do Karadas) e, sobretudo,
iii) manutenção de uma base, ano após ano, de jogadores nucleares (vide quantas épocas de S.L.Benfica têm já Moreira, Ricardo Rocha, Petit, Nuno Gomes, Geovanni e – a jóia da coroa – Simão Sabrosa).


Juntando a estas 3 condições, outras 3 igualmente importantes para uma equipa profissional de futebol, teremos o segredo do sucesso encarnado:

- a sagacidade de um treinador inteligente (pouco entusiasmante é certo, mas eficaz como se vê…) e, sobretudo, experiente como é o senhor Trappatoni,
- um homem – José Veiga - do futebol (ainda que portista de coração e com relações económico-financeiras dúbias com a SAD do clube) que foi capaz de blindar um plantel cujo valor foi regularmente posto em causa pela comunicação social e
- um recuperador de atletas – Rodolfo Moura – capaz de operar milagres (veja-se o exemplo do caso Mantorras… por muitos dado como acabado e que acabou por trazer este ano, em meia dúzia de minutos jogados e com “golos milagrosos”, 7 pontos para a conquista do campeonato… ganho por apenas 3 pontos de avanço…

Este 31º título é pois, a meu ver, fruto da combinação interna destes factores em simultâneo com :

» o fim de ciclo do presidente portista (bem como do “bobby e do tareco”), já que não é nada normal no F.C.Porto:

i) trocar de treinador 3 vezes numa mesma época,
ii) perder 24 pontos em casa
iii) perder 0-4 e 1-3, no Dragão, frente ao Nacional e ao S.C.Braga
iv) transformar o plantel num entreposto de jogadores e destruir num ano uma equipa que, sob o comando do já mítico Mourinho, venceu tudo o que tinha para vencer (excepto a Taça de Portugal do último ano…)

» e a tendência para a auto-flagelação do Sporting C.P.

i) por viver de um ego (… melhor equipa, futebol mais vistoso …) que os números (9 derrotas e 7 empates, dos quais 3 e 4, respectivamente, em pleno Alvalade XXI ) não corroboram;
ii) por apostar num óptimo treinador de campo (excelente nos treinos) para treinador principal (com as óbvias limitações a ler o jogo e a reagir às incidências do mesmo);
iii) por não conseguir manter e fazer amadurecer as jóis que a sua Academia vai gerando (depois de Simão, Quaresma, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo… quanto tempo teremos João Moutinho de leão ao peito?);
iv) por não conseguir manter uma administração em permanente equilibrio (depois de Luís Duque e de José Roquette… este foi o ano de Telles entregar a nau a Bentecourt).

É assim que vejo e sinto este 31º título de Campeão Nacional do S.L.Benfica. É no seguimento destas ideias supra defendidas que agradeço este título às seguintes pessoas, por ordem decrescente de importância:

 Luís Filipe Vieira (o “mentor” de toda a estratégia. O homem do momento!)
 Manuel Vilarinho (o testa de ferro que se propôes vencer – e venceu! – a presidência do clube quando ele mais precisavca)
 Plantel do Sport Lisboa e Benfica (os novos Heróis da nação Benfiquista… e entre eles seria injusto não destacar Simão Sabrosa, Petit, Miguel, Manuel Fernandes e Mantorras)
 Equipas Técnicas dos últimos 2 anos, em particular:
- Álvaro Magalhães (o “input” de garra que faltava no balneário)
- Geovanni Trappatoni (pela inteligência como “espremeu” um plantel sem alternativas, pela persistência na defesa das suas ideias e pela resistência às criticas abertas ao seu trabalho)
- Juan António Camacho (pela credibilidade e desenvoltura que devolveu ao plantel que deixou bem trabalhado)
- Chalana (responsável pela rápida integração de Camacho, pela descoberta do defesa lateral Miguel e por devolver a mística ao balneário)
- Preparadores fisicos e treinadores de guarda-redes
 Staff técnico (Shéu e José Veiga)
 Staff de apoio (Equipa médica, fisioterapeutas, roupeiros, etc.) ao plantel
 No Name Boys
 Diabos Vermelhos
 Todos os que trabalham no Sport Lisboa e Benfica (incluindo pessoal auxiliar de limpeza e manutenção) ou lhe prestam serviços
 Fernando Seara (uma voz importante no serenar de alguns ânimos mais exaltados que poderiam ter provocado “ruído” suficiente para fazer cair Trappatoni)
 Os demais 13.999.999 adeptos do Glorioso, que comigo perfazem os 14 milhões que estatísticas recentes demonstram existir espalhados pelo mundo
 Ricardo, Coração ”lampião” e mãos de manteiga
 Dell Neri e Luís Fernandez (pelo que de bom e inovador trouxeram ao futebol portista)
 José Couceiro (pela soberba)
 José Peseiro, pela arrogância - de convidar Trappatoni para comemorar o título do Sporting… - e pela cegueira – de mesmo após as derrotas (no campeonato ou UEFA) concludentes achar sempre que nunca é justa a derrota do seu clube… de chorar a rir e ir às lágrimas…
 Juve Leo (pela forma “educada” como sempre que ganham ou perdem – de facto para o caso pouco lhes importa – insultam o Glorioso S.L.Benfica, mesmo que estejam a jogar contra o Carcavelinhos. O vosso ódio - não recíproco porque só nos incomoda quem connosco possa de facto ombrear – é um estimulante para o nosso sucesso)
 Super Dragões (pelas mesmas razões da Juve Leo, acrescendo o fanatismo de carregar violentamente contra mulheres e crianças que festejavam a vitória do seu clube na sua terra natal, na Avenida dos Aliados… elucidativo do civismo e do desportivismo desta gente)
 Guilherme Aguiar (…)
 Dias Ferreira (pelas mesmas razões de José Couceiro e José Peseiro)
 Jorge Nuno Pinto da Costa e os indeféctiveis Bobby e Tareco (… outro Papa que está á beira fo fim … logo agora que está a fazer um óptimo trabalho..)
 Dias da Cunha (incrível a falta de fair-play de alguém que dirige o segundo maior clube nacional… muito mau para um “neto do visconde de Alvalade”)

Saboreemos o Campeonato e agucemos o apetite para a Taça… Venha ela para fazermos o Tri antes de irmos todos de férias e acompanhar-mos o defeso (quem sai, quem entra…) na praia de papo para o ar…

SLB, SLB, SLB… Glorioso…. SLB… Glorioso SLB

CAMPEÕES! CAMPEÕES! NÓS SOMOS CAMPEÕES!…

9:48 da manhã  
Anonymous nunoss diz...

o saving private barbosa fez uma análise muito certeira.
vou recomendar a sua leitura aos meus amigos e sugiro que coloquem este comentário como post.

11:25 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Caro Saving Private Sabrosa,

TRI? Qual TRI? Agora a Taça de Portugal de 2003/2004, o Campeonato de 2004/2005 e a Taça de Portugal 2004/2005 (se a ganharem, porque acredito que ainda nos vamos rir muito nessa final) contam como campeonatos? se calhar a Liga vai alterar os regulamentos (tal como alterou na inscrição irregular do Ricardo Rocha) para as Taças contarem como campeonatos!

Rídiculo! Quase tão rídiculo como uns marmelos de cuecas no balneário a ouvir o hino da Liga dos Campeões !

12:31 da tarde  
Blogger O ISENTO diz...

Miego, por favor, como sois capaz de insinuar tais coisas... nao se vê logo que tudo isso é falso, basta reperar bem no civismo e educaçao do primeiro comentário.
Continua, Miego, que sois Isento:

http://www.oisento.blogspot.com

1:28 da tarde  
Blogger red_label diz...

Grande Saving Private Sabrosa, está recomendada a leitura deste teu texto, simplesmente soberbo, carregado de verdades.
Em relação ao miego, como até desconfio quem é, dá-se um desconto, sportenguista elitista do mais bacoco q me lembro de ter lido, como diz o Saving Private Sabrosa, para voçês ganhar ou perder é-vos indiferente, desde q o Glorioso Sport Lisboa e Benfica não ganhe, só tens o q mereces o 3º lugar, tu afinal até querias q o teu clube perdesse com o clube corrupto, só para q nós Campeões não o fossemos, incha e chora, já sabes para o ano há mais.

2:30 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

red label e save nao sei quem, voces sao engracados, continuem por favor!

Podem defender o vosso clube, ate e normal. Podem cantar e rir e espumar pela boca, isso tamben e normal...mas por amor de deus nao venham para aqui dizer que aquilo e uma equipa de futebol. Em breve vao perceber qual o vosso lugar no seio das competicoes europeias.

Cantando e rindo, ate vir um Anderlecht meter um bocado de agua na fervura...nao vos lembra nada?

O futebol e assim mesmo, as equipas jogam umas melhor que as outras e mas no final so uma e campea. E neste caso e o glorigozo beifica.

Lembrem-se que depois do campeonato tem a responsabilidade de levar o nome de Portugal a plateia europeia...e que os que hoje nao prestam, FCP e SCP, foram no minimo ate a final, e VOCES ate onde irao? Tudo o que for abaixo duma final para o ano, sera obviamente considerado como pouco, muito pouco.

Enquanto ums espumam pela boca outros levam as nossas cores bem alto...pelo menos disto nao se podem gabar tao depressa!

2:55 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

ANÓNIMO DAS 2.55 LIMPA TE NO CANTO DA BOCA OSGA NOJENTA!

C-A-M-P-E-Õ-E-S!!! NÃO CHORA!

ass: escurrassador de dagartos

3:13 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Saving Private Sabrosa:

Excelente texto a mostrar que nem todos os benfiquistas são iletrados. Bem redigido e estruturado. Acrescentaria, se permitisses a ousadia, agradecimentos a Cunha Leal e à fiel classe dos arbitros. Deixo ao teu critério aonde os colocar mas sugiro um lugar cimeiro, foram tão importantes!

4:23 da tarde  
Blogger Bada Bing diz...

O Miego não será o Mauras?

5:03 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

O famoso Mauras dos patches?

5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Para o saving private sabrosa

Sim Senhor, confesso que tava a ver que nunca mais acabava, normalmente os textos são mais resumidos lol, mas tá de se se tirar o Chapéu, muito bom mesmo.

Agora para o rapazito das 2.55

Eu a ti só te faço uma pergunta, coisa simples...
DESDE QUANDO É QUE O S.L.B. TEM DE VÓS DEMONSTRAR OU JUSTIFICAR ALGUMA COISA? És socio? És simpatizante? Ou serás mais um desses sapos inchados, que de repente, e va-se lá saber porquê, parece que desapareceram? O SLB se tem de justificar alguma coisa é aos socios e aos simpatizantes, não é de certeza a osgas com dor de Cu como tu.

Ps. Já agora tenta comparar as vezes que as duas equipas representaram Portugal. Depois diz-me qq coisa.

6:05 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Miego mais uma vez com bastante piada, sou Benfiquista mas tenho bastante senso de humor.

6:11 da tarde  
Anonymous Saving Private Sabrosa diz...

Para o Anómino das 12.31:

o "tri":
Campeonato, Taça... e a seguir (mas é que é já a seguir) a Super-taça...

Daahh

Aos demais comentários:

Obrigado e desculpem a seca

6:43 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

LOl

CHUPEM ORCS FILHOS DA PUTA DO CARALHO MERDOSOS . PANELEIROS QUE SE VÊEM NA CONA DA PRÓPRIA MÂE QUANDO A RELES INSTITUIÇÃO GANHA.

PUTA QUE VOS PARIU

8:31 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Só para questionar? Que comentário foi este anterior ao meu? Se puder chamar aquele punhado de palavras "comentário". Sinto-me triste quando sei que partilho esta cantinho do continente com gente desta qualidade. Bocas,
picardia é de saudar, q.b. como é evidente agora isto? Que raio é isto?

-Muras-

9:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!