terça-feira, agosto 16, 2005

Viana+Wender=Douala?

Nunca fui bom a matemática, nem nunca gostei de contas, por mais simples que sejam, mas esta despertou-me a atenção, porque me parece não bater certo.

Consta que o Sporting está prestes a vender o camaronês Douala para poder comprar Hugo Viana ao Newcastle e Wender ao Sp. Braga. À primeira vista, destaca-se o facto de, para os responsáveis leoninos, um mais um ser um. Até pode parecer que o Sporting sai beneficiado desta conta de somar mal amanhada, mas será que é assim? A mim parece-me que não, por várias razões.

Primeiro o Sporting tinha Douala e necessitava de mais um extremo, daí o interesse por Wender que, para o Sporting, não valia um milhão de euros (para mim também não). Agora, os leões aprestam-se para vender... um extremo (ficam com deficit de dois, segundo as próprias contas) para comprar o Hugo Viana (que não é extremo) e o Wender (este já pode jogar a extremo... pronto, o deficit reduz-se para um). Se o negócio se concretizar, o Sporting perde um extremo e ganha outro. Fica tudo na mesma neste sector, o que obrigará, certamente, os responsáveis de Alvalade a procurarem ainda outro, com a obrigatoriedade de ter de desembolsar mais dinheiro... algo que já terão de o fazer para ter Wender. Mas não era o Wender que não valia um milhão de euros? E agora, já vale?

Depois há Hugo Viana. Vem de borla? Dificilmente será assim (isto já está a ficar muito complicado). Vamos por partes. Valerá a pena vender o Douala para comprar um outro jogador para a mesma posição, de indubitável MENOS valor e mais velho? Valerá ainda a pena pegar no dinheiro que sobra para comprar o Hugo Viana, que de consistente tem muito pouco? E continuar com uma vaga de extremo para preencher (custa dinheiro)? Será que o Hugo Viana e o Wender juntos valem um Douala? Eu não sou bom a matemática, mas a mim parece-me que não.

Ou muito me engano ou o Sporting apresta-se a fazer um dos piores negócios da sua história!

8 Comentários:

Anonymous Observador diz...

Vender um jogador que o ano passado custou 1 mihão de euros por 6 milhões é de facto um negócio ruinoso...Pior do que isso só vender por 6 milhões de euros (mais 1 jogador)um central que um ano antes tinha custaod 300 mil euros. Ou seja ganhar cerca de 11 milhões de euros num ano com 2 jogadores é mm um acto de gestão ruinoso!!! Se a estupidez pagasse imposto, não tinhamos défice em Portugal.

4:37 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

o lampio brutus desta feita tem toda a razão. Só mesmo na cabeça daquelas abéculas pensar um negócio destes.

6:28 da tarde  
Anonymous zizou diz...

No aspecto financeiro é um negócio interessante.

No aspecto desportivo não o é, a não ser que se façam as contratações necessárias para resolver as falhas. Se o Douala rendesse 8 M de euros e esses fossem investidos no reforço da defesa e um novo extremo de qualidade comprovada, era para já. Se o dinheiro é para dar ao Braga pelo Wender e meter dinheiro no Viana (neste momento está queimado) e meter o resto a pagar dividas... mais vale estar quieto.

No entanto este negócio pode ser mais do mesmo, ou seja, conversa de jornais.

7:22 da tarde  
Blogger Sarrafeiro diz...

http://bnrb.blogspot.com/2005/08/fica-douala.html

11:04 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Quem e que fala em pagar dividas?
Olha mas e para as dividas que o teu Clubeseco tem que nao sao tao poucas como isso.
Ja agora quem e que o teu Clube tem para vender?

4:01 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Ó observer... até concordava contigo se as notas marcassem golos. Quando isso acontecer passarei a ler os teus comments com atenção... até lá sugiro-te que te dediques à economia e deixes o futebol de lado, que é sobre isso que este blog trata. Queres falar de finanças vai ao site da DGCI

11:58 da manhã  
Blogger Pitons D´Alumínio diz...

A 48 hrs de começar a liga, nao ha clube ou plantel que resistam a tanta incompetencia...

2:01 da tarde  
Anonymous Observador diz...

As notas não marcam golos, mas ajudam (e mt) a comprar e a pagar os ordenados dos jogadores que os marcam. O Sporting tem o passivo de 275 milhões de euros e o do Benfica (a versão oficial) é superior a 350 milhões de euros. Mas alguns adeptos conitnuam a querer vedetas... Eu vendia o Douala e era já. Em termos desportivos é um jogador que faz meia dúzia de jogos bons por época, normalmente contra equipas inglesas. Tb sou contra a aquisição do Wender. Prefiro que apostem no Nani e no Varela.

2:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!