segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Sporting em análise

Porque não há regra sem excepção, achei por bem esclarecer aquilo que quis dizer sobre os três penalties, claros como água, cometidos por Tonel nas três últimas jornadas.

Bem, jamais quis insinuar que o Sporting anda a ser levado ao colo. Lembro-me de jogos em que o Sporting foi prejudicado, o pior dos quais em Barcelos na estreia de Paulo Bento. Mas também me recordo do erro mais grosseiro cometido neste campeonato, na recepção à U. Leiria. Uma coisa não invalida a outra. Mas se algum clube assinou contrato com o "colo" válido por duas épocas não foi, decididamente, o Sporting.

Para que fique explícito: Tonel cometeu três penalties, nenhum deles sancionado. Se os três penalties tivessem sido convertidos em golo não tenho dúvidas de que os leões estariam apenas a lutar pelo segundo lugar. Se a falta em Setúbal dá-se com o resultado em 0-2, na Luz o Sporting ficaria a perder 0-2, e em Alvalade, com o Nacional, restaria-lhe dois ou três minutos para tentar a vitória. Se me perguntarem se o penalty assinalado no Bonfim a favor dos da casa é bem marcado, eu digo peremptoriamente que não, mas não vou por aí que não quero entrar em confronto - ui, que medo!!!! - com sua Santidade João Querido Manha.

Por outro lado, acho que os sportinguistas têm que ver bem mais além do que do final da época. Será perigoso o Sporting ganhar o campeonato... para o próprio Sporting. Quem vota, legitima a gestão das direcções consoante a bola vai ao poste e entra ou vai fora.

Na minha modesta opinião, Soares Franco e o seu restante elenco não são um modelo de competência e paixão ao clube. Legitimaram a construção da Alvaláxia mas agora querem vendê-la, legitimaram a construção do Holmes Place e também o querem despachar, legitimaram o andebol, contudo, agora querem extinguir a secção. Legitimaram um projecto, colocando o nome do simplório Sousa Cintra na lama, e agora o projecto falhou por causa do Bin Laden. Que palavra têm estes senhores?

E nem vamos comparar a equipa e o passivo deixado por Cintra com os números actuais e os jogadores que compõem o plantel esta temporada. A construção do estádio, da academia e a implementação da Lei Bosman não explicam tudo.

É um dilema para os sportinguistas. Uma grande dilema e como deve doer olhar para Luís Filipe Vieira que, apenas com a quarta classe e algumas tiradas demagógicas, lá devolveu o Benfica aos títulos, construiu um estádio, deu forma ao centro de estágio e ainda mantém as modalidades, sem falar em cortes financeiros.

Estarão as contas do Benfica melhores que as do Sporting? Provavelmente, não. Qual é o segredo? Não sei, mas Soares Franco deveria saber.

Não quero ser profeta da desgraça mas prevejo um Sporting penoso dentro de 4/5 anos se os actuais dirigentes permanecerem...

8 Comentários:

Blogger Leão Verde diz...

Gosto mais da Anabela.

12:14 da manhã  
Blogger Leonino diz...

Quanto ao penalties que referes discordo da tua análise.

Quanto às eleições, também temo que os resultados desportivos venham a influenciar os resultados eleitorais. Mas longe de mim desejar que o Sporting perca no futebol por causa disso.

9:57 da manhã  
Blogger Paulo "Voz de comando" Catarro diz...

Tentei explicar essa ideia aos meus amigos sportinguistas, na altura da conquista do vosso último campeonato.

Tentei explicar que o campeontao não se devia tanto a uma equipa excepcional mas mais a um extraterrestre que aterrou em Alvalade e marcou 42 golos. Que o títulos não os devia deixar soft, na procura de melhorar a equipa, tomar decisões importantes etc.

Pode ser perigoso ganhar o título, e depois pensar que afinal tudo vai bem.

10:09 da manhã  
Blogger Pedro diz...

Algo se vai passar...primeiro reconheces q ficaram penaltys por marcar a favor do scp e agora dizes q é um erro ser o scp campeão?

Está bonito está....

:)

11:50 da manhã  
Anonymous bruno diz...

Dou-te os parabéns. Esta foi uma análises mais esclarecidas e isentas que li neste blog, desde que ele foi criado. Isenta de clubites e esclarecida porque realmente reflecte sobre o que se está a a passar e pode vir a passar no SCP.
Os meus parabéns.

12:24 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

O segredo de Vieira? Nada mais fácil. Lavagem. Como sócio votante do Sporting exijo um candidato com fortes ligações ao mundo da droga para diminuição drástica do passivo e contínuo reforço do plantel.

5:54 da tarde  
Blogger Sarrafeiro diz...

Neste post de esclarecimento apenas diz uma coisa acertada: quanto melhor correrem os resultados desportivos do Sporting maior é a hipótese de fsf ser eleito. A eleição deste jovem, a verificar-se, será um erro enorme: por aquilo que pensa para o Sporting clube, pelas propostas (ele chama-lhe projecto!!!go figure!) de alienação, pela ausência de pensamento ao nível das instâncias desportivas e pela colagem que fez, juntamente com DC, ao orelhas. Mas isto parece que é sempre assim, quer no Sporting, no Benfica, no porto, nas legislativas, etc…quando as coisas vão bem (ou vende-se a ilusão de que vão bem) o detentor do poleiro mantém-se no mesmo. São as vistas curtas. Pois são.

A comparação com as contas do Benfica é descabida e desonesta: é descabida porque o passivo do slb é um pouco mais baixo que o do Sporting. O que torna isso mais grave, porque se fores ver as ajudas financeiras que o slb teve na construção do seu estádio e centro de estágio vais ver k fsf tem razão quando diz que há uma diferença (scp-slb) de cerca 50 milhões de euros (auditoria do TC). É descabida porque, como sabes muito bem pois já postaste sobre o assunto, o título ‘ganho’ (excepto a TP) foram TOTALMENTE ENGENDRADOS. Por isso dispenso dirigentes como o orelhas, que lhe reconheço iniciativa e empreendadorismo em prol do seu clube, e seu acólito verme. Como disse, neste fds, dois COMPETENTES BENFIQUISTAS, ninguém pergunta como foi feita a redução do déficit (se foi real, como diz um deles) e o que aconteceu a 65 milhões de redução do activo (pergunta outro). Pois, perguntas incómodas que se calhar os jornalistas deveriam fazer ou pelo menos fazerem-se de entendidos que ainda não leram o RC como fez o Rui Santos na SICN.
É desonesto porque não é correcto fazer comparações sobre algo que não leste (RC SAD e Clube) e com períodos diferentes no Sporting. Neste último caso, se calhar o manhoso deveria dedicar um pouco das suas estatísticas idiotas, expurga o valor do passivo resultante das infraestruturas criadas nestes anos, actualiza os montantes que te sobrarem referente às decisões da mesma natureza (operacional, p.e.), compara com o Cintra e depois tiras ilações. Seria mais correcto e mais honesto, intelectualmente falando claro.

Quanto aos penalties, ainda tenho dúvidas k tenha havido penalti sobre a Amélia. Houve contacto? Sim. Houve empurrão? Não sei, tenho dúvidas. A Amélia atira-se ao chão ao primeiro encosto? Sim, geralmente é o k faz. Mas mesmo que assim fosse, ganhamos por 2-3. Não conseguiríamos passar os 2-0? Se calhar não. Eu também não pensava que íamos ganhar por 1-3 e muito menos pensei em ganhar após o 1º golo. Futurismos? Não sei fazer. O que sei é que houve um banho de bola….

Ah! Dias Ferreira Rules!

6:29 da tarde  
Blogger riddle diz...

"Não quero ser profeta da desgraça mas prevejo um Sporting penoso dentro de 4/5 anos se os actuais dirigentes permanecerem..."


...daqui a 4/5 anos? A falência técnica está bem mais perto do que isso meu caro ravelis. Este é dos momentos mais importantes da vida do Sporting e os eventuais erros cometidos agora não demorarão a ser sentidos... Com ou sem Liedson a resolver.

6:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!