quarta-feira, março 29, 2006

E agora Benfica?

Pois é. Perante o futebol envolvente do Barcelona, o Benfica passou pelas mais óbvias dificuldades na primeira parte e foi com sorte que não saiu com uma pesada desvantagem para o intervalo. Mais uma vez, como já falámos aqui, o meio-campo benfiquista pouco ou nada conseguiu fazer para travar o do Barça na etapa inicial, apesar da garra demonstrada pelos jogadores e da soberba exibição de Beto a anular Deco.

A verdade é que a capacidade de recuperação do meio-campo do Benfica vive do grande coração dos seus jogadores e não da organização táctica, pelo que a maioria dos lances ganhos aos catalães foram, ou pelos defesas, ou já em zonas muito próximas da baliza, pois até lá os espanhóis caminhavam tranquilamente (veja-se Iniesta). Este é um facto indesmentível e que choca com a forma surpreendente como os avançados "encarnados" conseguem, esses sim graças a um bom posicionamento, roubar bolas aos defesas contrários.

Depois, foi o pânico por defrontar tantas estrelas. Se a marcação individual a Ronaldinho foi uma necessidade, já as efectuadas aos outros elementos da turma visitante pareceu-me um erro clamoroso (com excepção para o caso de Deco), derivadas do medo. Marcações cerradas contra jogadores fenomenais que estão sempre em movimento, origina lances como o de Van Bommel, que levou a bola vários metros, viu três defesas do Benfica arrastados nas marcações por Eto'o e caminhou sem oposição para a baliza. É um erro primário que, a repetir-se em Barcelona, terá, certamente, resultados catastróficos.

Agora, ao Benfica resta-lhe corrigir estes detalhes e jogar em Barcelona com um meio-campo mais povoado e apoiado. Talvez a sorte dos campeões nacionais seja mesmo o facto de o Barça defrontar, este fim-de-semana, o Real Madrid para a Liga espanhola. O desgaste pode fazer-se sentir.

2 Comentários:

Blogger patovic diz...

http://odiariodasminhaspaixoes.blogspot.com/

3:27 da tarde  
Blogger T-Rex diz...

O "Novo Benfica Europeu" está a começar agora a gatinhar.

Ninguém de bom senso espera que corram para a vitória nos 100m ou ganhem maratonas...

5:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!