sexta-feira, abril 21, 2006

BES, BCP, Soares Franco e o Sporting



Nota preliminar: a informação apresentada foi publicada no blog bolanarede B e decorre de uma investigação realizada por dois grandes sportinguistas e amigos. Tomo a liberdade de citar as principais informações pois sei que mais do que o exclusivo o que os grandes sportinguistas que publicaram este texto pretendem é elucidar as consciências dos que dia 28 têm o poder de decidir entre o o projecto incerto de candidatos não estabelecidos e o fim certo de um Sporting entregue a lobbies bancários e interesses que em nada defendem o clube e que fariam do benfica de Vale e Azevedo uma brincadeira de crianças.

As Relações OPCA-BES

1) Em 2004 a maior obra adjudicada à OPCA foi a remodelação de 44 balcões do BES (relatório e contas, pág. 25). A documentação relativa aos anos anteriores permite ainda confirmar que o processo de remodelações vem desde 2002.

2) Não é só o BES que é um cliente importante da OPCA, também esta é cliente do banco, mantendo com ele uma relação de dependência no que a financiamentos diz respeito.

3) a OPCA e o BES são parceiros num consórcio (que integra também a Mota/Engil) que concorre às parcerias público privadas para a construção de novos hospitais (http://www.opca.pt/gca/index.php?id=146).

4)Tudo indica que o próprio BES possui, directa ou indirectamente, uma importantíssima posição accionista na OPCA:

- Informação institucional segundo a qual três grupos financeiros (entre eles o BES) controlam 98% da OPCA (http://www.portugaloffer.com/opca/index.html);

- Catálogo da OPCA referindo que em 99 um grupo de accionistas individuais adquiriu o controlo da empresa com o apoio do BES
(catálogo opca , pág. 5);

- Contas de 99 da Espírito Santo Participações Financeiras, SGPS, segundo as quais a sua filial Multiger, SA detém 19% da OPCA
(http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd0532.pdf, pág. 7);

- Inventário de títulos e participações financeiras da Espírito Santo Financial, SGPS (integrante do relatório e contas de 2004), do qual constam 452.000 acções da OPCA, representando cerca de 9% do capital da empresa
(http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC6015.pdf, pág. 20 do apêndice 2; por curiosidade, na página anterior podem confirmar que o BES também accionista do benfica).


5) Conclusões e questões colocadas pela informação referida:

- BES e OPCA não são apenas parceiros. São instituições intimamente ligadas.

- o BES tem a capacidade de influenciar decisivamente o futuro da OPCA e inclusive de determinar a saída de Soares Franco da empresa.

- que independência pode alegar Soares Franco para poder concorrer a umas eleições de um clube com compromissos com o BES em discussão.

- que influência teve esta relação de séria dependência nas várias mudanças de posição de Soares Franco face à presidência do Sporting desde o Verão de 2005.



OPCA, Estoril, Judas e o Sporting

Outros factos soltos com alguma importância:

- José Luís Judas desempenhou funções de escriturário na OPCA antes de ingressar na Câmara de Cascais. Posteriormente regressou à OPCA, ja com Soares Franco ao leme para o... conselho de administração. Judas foi entretanto constituido arguido num processo relacionado com terrenos da Câmara cedidos ao Estoril-Praia... na altura em em que Soares Franco estava relacionado com o clube.

- Uma análise dos documentos da OPCA permite verificar que, sem surpresa, foi esta empresa que construiu o edifício Visconde de Alvalade e acessibilidades circundantes.



Porque é que os "media" não falam?


Ao sportinguista comum não tem escapado certamente a profusão de textos elogiosos, entrevistas e destaques dados à campanha de Soares Franco, ao mesmo tempo que se estranha a total ausência de informação sobre questões interessantes como as que são aqui apresentadas. Os sportinguistas que ainda se dão ao trabalho de ler pasquins desportivos são obrigados a digerir inclusive colunas diárias de apoio à candidatura, como a assinada por Bernando Ribeiro no Record. Bola e Jogo não escapam também à lógica de apoio, mais ou menos claro, expresso com alguma evidência na cobertura e forma com a informação é veiculada.

Informação preliminar : A CMVM é a principal fonte de informação do que aqui é apresentado. Sendo assim alguma da informação poderá estar desactualizada e outra é inexistente, nomeadamente para as empresas não cotadas (DN, JN, O Jogo -> Controlinveste/Sportinveste de J. Oliveira, A Bola -> Vicra). Ao leitor pede-se também que tenha presente que como é do domínio público o poder de influência numa sociedade não é determinado apenas pela participação accionista mas também (e cada vez mais, como os clubes demonstram melhor que qualquer outra empresa) pela relação de financiamento. Mais importante que a informação que aqui foi apresentada seria conseguir identificar a dependência que os grupos de média sentem das instituições financeiras em causa, de modo a poder medir com exactidão o comprometimento.

Sendo assim:

1) Os irmãos Oliveira (O Jogo) são potenciais compradores da fatia da SAD que poderá ser vendida, sendo já accionistas importantes da SAD do FCP.

2) Dos grandes grupos de comunicação presentes em bolsa (se me escapou algum digam), só a Impresa (SIC e Expresso, entre outros) não é participada por um dos bancos em causa.3) Na Cofina (Record e CM, entre outros), o BCP detém uma participação de 2,35%.4) Na Media Capital (TVI, entre outros), é o BES que directa e indirectamente possui uma posição global de 2,84%.5) Na PT Multimedia (SportTv), o BES tem uma participação global de 8,27%; por sua vez, na PT (que controla a PT-M), o mesmo BES detém 9,2% das acções.PS- Apesar das limitações de informação institucional que referi em 1), é público que a compra da Lusomundo pelo grupo de Joaquim Oliveira terá sido financiada pelo... BES.
Não admira pois que os únicos sítios onde se encontre contestação a sério seja na Sic-Noticias, através de Rui Santos e curiosamente no Semanário, um jornal desalinhado e cuja expressão é pequena para fazer mossa, no entanto apresentamos aqui o link para um artigo saído nesse semanário no passado dia 13 e que põe completamente a nú todas as intenções de BES e BCP no processo.

Quem quiser ler na integra basta "clickar", aqui limitarei a minha transcrição às passagens mais importantes do imbróglio;

"Filipe Soares Franco não surpreendeu e apresentou-se como candidato à presidência do Sporting, sendo o possível vencedor das eleições marcadas para 28 de Abril. E caso isso não sucedesse, o risco do crédito bancário concedido ao clube leonino obrigaria os bancos a constituir reservas sobre a totalidade dos financiamentos, já que não é credível para nenhum auditor que a banca possa executar o Estádio José Alvalade. Neste contexto, Ricardo Salgado está empenhado em conseguir, ainda antes do fim do ano, a transferência do património imobiliário do Sporting para um fundo que pague ao BES as dívidas, sob pena de ser obrigado a constituir reservas no valor de cerca de 150 milhões de euros, ou seja mais de metade dos lucros anuais do seu banco. Ora isto implicava uma queda de 50% no valor das acções do BES e provavelmente o despedimento da sua administração."

..."É, por isso, tão vital para a banca portuguesa que a administração do emblema dos leões, tal como acontece no Benfica, seja controlada pelos credores. Até porque nenhum banco cairia na situação de executar o Sporting pois isso implicaria de imediato a constituição das reservas e o assumir dos prejuízos..."

..."A solução existe, portanto, e o nome de Soares Franco, um "homem de mão" do BES, é bem visto para montar a solução que não tem que passar directamente pela alienação definitiva dos imóveis sportinguistas.De qualquer modo, Soares Franco avança dizendo pretender continuar com a alienação dos imóveis, reservando para o clube as mais valias do projecto imobiliário. Como? Com a engenharia financeira de uma venda imediata com a recompra acordada para daqui a dez anos, por preço certo, predefinido, que basicamente incluiria apenas o preço actual e os juros dos dez anos. Deste modo o Sporting não tinha que avançar já para a alienação do estádio, feito para o Euro 2004, com reduzidos fundos do Estado, e por outro lado não se via sem as mais valias imobiliárias do projecto desenvolvido por José Roquette. Uma solução equilibrada, que "safava" agora os bancos em dificuldades e simultaneamente obrigaria o BES e o BCP a manter os fluxos de tesouraria para Alvalade.


E pronto... parabéns a quem conseguiu ler até ao fim, provavelmente ou é um sportinguista a sério ou alguém muito curioso.
Parabéns sobretudo aos sportinguistas que realizaram e continuam a realizar estas investigações pois o futuro do Sporting é a sua principal preocupação neste tema... e já agora a minha também.

22 Comentários:

Anonymous Anónimo diz...

Muito bom. Mesmo muito bom. Está tudo entregue à bicharada!

Ass.: "alguém muito curioso!"

12:02 da tarde  
Blogger Mag diz...

É fantástico o mundo do futebol.
Assim se explicam muitas das badalhoquices a que vamos assistindo...

1:19 da tarde  
Blogger T-Rex diz...

O material é bom, mas o mérito mora noutras paragens.

À falta de melhor, até serve...

3:44 da tarde  
Blogger Miego Daradona diz...

Caro T-Rex,

Identifico no início do texto o mérito e a origem da investigação. Não inventes.

4:04 da tarde  
Blogger T-Rex diz...

Pois e isso dá-te o mérito e o protagonismo que procuras, não?

Faz-me um favor e desampara-me a loja.

PS:Escusas de te dirigir à minha pessoa, pois esta é uma vez sem exemplo e a ÚLTIMA vez que o faço em relação ti. Espero que não necessites de um desenho...

5:51 da tarde  
Blogger Miego Daradona diz...

Mas qual protagonismo.

As pessoas que investigaram esta história são minhas amigas pessoais e pediram para isto ser divulgado por todos os meios.

Haja paciência para as crianças que brincam com a internet.

7:12 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Deixa lá o extinto a falar sózinho. Não vês que o que ele quer é atenção?

O Pitons e o FLL deram-se a muito trabalho e temos de o divulgar por todos os meios. O resto é dor de corno.

12:58 da manhã  
Blogger El Angel Exterminador diz...

O t-rex ficou muito nervoso ao ler isto porque faz parte da Comissão de Honra da Candidatura de FSF, tal como o Vilarinho. :)

4:07 da tarde  
Blogger T-Rex diz...

anjinho, descobriste-me a careca, pah!

Não contes a ninguém, tá?

6:03 da tarde  
Anonymous Cuze diz...

que teoria da conspiração... parece que o país (não so o sporting) é controlado pela banca!!!

11:29 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Meus caros senhores, a pesquisa não é necessária. A OPCA faz parte do Grupo Espírito Santo (em 99%) pertencente à família ES que por sua vez é accionista maioritária do BES. Mais especificamente, faz parte de uma holding chamada Espírito Santo Resources.

12:19 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we secure been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] quest of a large immediately for the time being and recollect how to harness the enormous power of Xrumer and build it into a Spondulix machine.

We also purvey the cheapest prices on the market. Assorted competitors will charge 2x or even 3x and a lot of the opportunity 5x what we charge you. But we feel in providing great accommodation at a small affordable rate. The entire direct attention to of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper alternative to buying Xrumer. So we plan to stifle that bit in rebuke and afford you with the cheapest censure possible.

Not solitary do we have the unexcelled prices but our turnaround time for the treatment of your Xrumer posting is wonderful fast. We drive secure your posting done ahead of you distinguish it.

We also produce you with a sated log of successful posts on contrasting forums. So that you can see also in behalf of yourself the power of Xrumer and how we hold harnessed it to benefit your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can expect to apprehend thousands upon thousands of backlinks exchange for your site. Many of the forums that your Place you force be posted on oblige acute PageRank. Having your link on these sites can truly serve found up some cover grade endorse links and uncommonly as well your Alexa Rating and Google PageRank rating via the roof.

This is making your position more and more popular. And with this better in celebrity as well as PageRank you can think to witness your place really rank high-pitched in those Search Mechanism Results.
Transport

The amount of traffic that can be obtained nearby harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your locality to tens of thousands of forums. With our higher packages you may still be publishing your position to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Ponder 1 brief on a in demand forum will inveterately rig out 1000 or so views, with say 100 of those people visiting your site. Modern devise tens of thousands of posts on popular forums all getting 1000 views each. Your shipping will function through the roof.

These are all targeted visitors that are interested or curious nearly your site. Assume how innumerable sales or leads you can achieve with this considerable figure up of targeted visitors. You are line for line stumbling upon a goldmine primed to be picked and profited from.

Reminisce over, Shipping is Money.
[/b]

BECOME ENTHUSIASTIC ABOUT YOUR TWOPENNY DEFAME TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

10:50 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Inhibit Our Contentious Prices at www.Pharmashack.com, The Famed [b][url=http://www.pharmashack.com]Online Chemist's [/url][/b] To [url=http://www.pharmashack.com]Buy Viagra[/url] Online ! You Can also Apex to Respected Deals When You [url=http://www.pharmashack.com/en/item/cialis.html]Buy Cialis[/url] and When You You [url=http://www.pharmashack.com/en/item/levitra.html]Buy Levitra[/url] Online. We Also Enfold a Valuable Generic [url=http://www.pharmashack.com/en/item/phentermine.html]Phentermine[/url] As a panacea to Your Victuals ! We Furrow of slog away away Label [url=http://www.pharmashack.com/en/item/viagra.html]Viagra[/url] and Also [url=http://www.pharmashack.com/en/item/generic_viagra.html]Generic Viagra[/url] !

10:04 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Devoutness casinos? examine this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] advisor and seize up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also licence our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] avoid at http://freecasinogames2010.webs.com and drawing power zing overwrought rightful instrument !
another another [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] conspire is www.ttittancasino.com , as opposed to of german gamblers, blurt manifest in well-wishing online casino bonus.

4:51 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Someone deleted a variety of links from badongo and mediafire servers.

From now, we will use www.tinyurlalternative.com as our main [url=http://www.tinyurlalternative.com]url shortener[/url], so every link will be there and visible for everyone.

You can choose from many great [url=http://kfc.ms]short url[/url] names like:

kfc.ms easysharelink.info jumpme.info megauploadlink.info megavideolink.info mygamelink.info myrapidsharelink.info mytorrentlink.info myurlshortener.com mywarezlink.info urlredirect.info urlshrinker.info weblinkshortener.com youtubelink.info and many others.

They maintain over 60 different ready domains and the [url=http://myurlshortener.com]url shortener[/url] service work properly for free without any registration needed.

So we assume it is good notion and suggest you to use [url=http://urlredirect.info]url redirect[/url] service too!

Thank you.

12:50 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

[url]http://www.betextremesoft.com/[/url]

6:22 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

http://www.pornvideoonline.info

http://www.pornvideodownload.info/

http://www.pornvideotorrent.info/

http://www.gaypornonline.info

http://www.teenpornonline.info/

http://www.freepornvideosonline.info

www.bestpornvideo.info

[url=http://www.pornvideoonline.info]Porn video online[/url]
[url=http://www.pornvideodownload.info]Porn video download[/url]
[url=http://www.pornvideotorrent.info]Porn video torrent[/url]
[url=http://www.gaypornonline.info]Gay porn online[/url]
[url=http://www.teenpornonline.info]Teen porn online[/url]
[url=http://www.freepornvideosonline.info]Free porn videos online[/url]
[url=http://www.bestpornvideo.info]Best porn video[/url]

1:38 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

online job http://www.333eur.com

2:43 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

link to [b]download software for windows[/b] are available at:

download software for windows
[url=http://www.downloadsoftwareforwindows]download software for windows[/url]

[url=http://www.downloadsoftwareforwindows/products/download-apple-tv-video-converter/productpage.php]download apple tv video converter[/url]

download dvd to mp3 converter

2:33 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

url to [b]buy software for windows[/b] is available at:

buy software for windows
[url=http://www.buysoftwareforwindows.com]buy software for windows[/url]

[url=http://www.buysoftwareforwindows.com/products/buy-watermark-studio/productpage.php]buy watermark studio[/url]

buy dvd to zune converter

11:22 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]casino[/url] brake the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casino las vegas[/url] free no store reward at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]online casino
[/url].

4:24 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

[url=http://www.23planet.com]casino[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of customary ("wodge and mortar") casinos. Online casinos ok gamblers to extemporize and wager on casino games about the Internet.
Online casinos typically rib impudent odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos contend higher payback percentages in the mention of travail automobile games, and some disclose payout enamour audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unsystematic copse generator, catalogue games like blackjack enquire of next to object of an established race edge. The payout touch after these games are established erstwhile the rules of the game.
Varied online casinos sublease or stand their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Intercontinental Get round Technology and CryptoLogic Inc.

5:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!