quarta-feira, abril 12, 2006

Elogios Sumar... entos


Leio hoje que Pinto da Costa elogiou a grandeza de espírito de Paulo Bento, por este ter reconhecido como merecida a vitória do Porto no final de um típico jogo de decisão, que tantas vezes redunda em culpas e desculpas atiradas a terceiros. Fica-lhe bem a atitude, da mesma forma que lhe ficaria bem ter reconhecido que falamos exactamente do mesmo Paulo Bento que há poucas semanas criticou duramente a arbitragem de Olegário nas Antas, e que teve toda a razão para o fazer.

Surgiu ontem um sumaríssimo a Quaresma que apenas vem colocar um pouco de pudor num episódio que confirma o que se passou em Alvalade: um jogo estragado pelo árbitro, que não determinando resultado em lances para golo acabou por o influenciar através da cronologia alterada das expulsões. O primeiro jogador a ser expulso no grande jogo seria Ricardo Quaresma. Nunca saberemos que influência teria a justiça cronológica no resultado final mas é racional considerar que assim como o Sporting se perdeu após a saída de Sá Pinto também o Porto poderia desconcentrar-se / recuar / mudar o figurino caso fosse a primeira equipa a ficar com 10, e logo um jogador fundamental como é Quaresma. Estes são pequenos pormenores para alguns, tão pequenos que foi com alguma surpresa que não vi nenhum jornalista da praça identificar este detalhe como algo que influencia um jogo de forma determinante. Num jogo no qual o árbitro cedo começou a estragar o espectáculo era previsível que as expulsões seriam determinantes mais para a frente, pedindo-se apenas justiça na sua decisão. Esta acabou por não acontecer, ao não sair primeiro quem primeiro errou, num jogo que apesar da "justiça" atribuída à vitória do Porto, na minha forma de ver futebol, justificou apenas um empate entre duas equipas incapazes de dar um espectáculo ao nível do oferecido na taça.

Enquanto isso leio a mesma imprensa a condenar (e bem) a arbitragem do Benfica - Marítimo com base num penalty não assinalado sobre Micolli, vítima de agressão, ainda na primeira parte. A mesma imprensa que não refere aquilo que, de tão habitual que se tornou ,já permite o fechar de olhos despudorado de quem escreve: que Petit devia ter sido expulso directamente, também ainda na primeira parte, por uma entrada "à Petit" (ia escrever assassina, mas estamos a falar de sinónimos), muito próxima da que o jogador protagonizou sobre Targino esta época e que lhe valeu o habitual NÃO castigo exemplar. Entretanto Petit também não foi algo de qualquer sumaríssimo. Surpresa? Só para quem não segue a carreira do "Pitbull" desde que chegou ao benfica, aplaudido na sua carnificina pelos mesmos adeptos que durante anos clamaram com razão contra a impunidade com que André (FCP) distribuía lesões crónicas pelos adversários por esse Portugal fora.

9 Comentários:

Blogger camarao diz...

Miego,

Petit levou amarelo nesse lance, logo não podia levar sumaríssimo, uma vez que os sumaríssimos só se aplicam a lances que os árbitros não vêm.

Já agora, não consta que o jogador tenha ficado lesionado nesse lance, por isso é completamente idiota a comparação com André.

11:36 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

portanto as faltas só são assassinas quando o jogador se parte todo? :)

E a do Targino? Quantos meses devia apanhar um jogador ao fazer semelhante porcalhice a um colega de trabalho?

Se Petit o tivesse feito uma vez tudo bem, acontece. Agora Petit é um jogador que joga assim, sujo, porco, desde o Boavista. Aliás recordo bem o que diziam os benfiquistas do Petit quando este estava no Boavista.

Sem comentários.

12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

ò idiota! o Quaresma saiu 2 min depois desse lance. por aí vez como a tua teoria é bacoca. E se queres cronologia, o 1º a ir para a rua era o sá pinto pela 1ª entrada. (Opinião unanime de todos os ex arbitros comentadores em todos os orgãos de C.S.).
Resumindo: vai dar banho ao cão...

12:18 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

se queres ser cronologicamente coerente o 1º jogador a sair seria o Carlos Martins se tivesse recebido o 2º amarelo por falta sobre Raul Meireles. depois a teoria dos desequilibrios ... medeiam apenas 4 minutos entre as duas expulsões. Após a saída do Sá o Liedsson logo trata de tentar expulsar um jogador do Porto. 1º o Pepe sem sucesso e depois o Bosingwa.

12:29 da tarde  
Blogger T-Rex diz...

Também "(...)Nunca saberemos que influência teria a justiça cronológica no resultado final mas é racional considerar(...) que se o toinél tem sido admoestado (e assinalada a grande penalidade sobre Nuno Gomes com 1-0 para o SLB), a história e o resultado desse jogo (1-3) poderia ser diferente...

És fraco, muito fraco. E pouco credível.

Pena que não te seja aplicado um sumaríssimo aqui pelo blog.

2:25 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

uma correcção:

além do Quaresma também o bosingwa devia ter ido para a rua no momento em que apanha o primeiro amarelo: na primeira parte tem uma entrada dura sobre um jogador do Sporting, o árbitro dá e bem a lei da vantagem mas "esquece" o amarelo após final da mesma. Bosingwa devia ter sido então expulso no momento em que apanha o primeiro amarelo e não na fantochada que posteriormente liedson arranjou.

2:33 da tarde  
Blogger camarao diz...

"portanto as faltas só são assassinas quando o jogador se parte todo? :)"

Podias dar-me a tua definição de assassino?...
É assassino sempre que é o Petit, ou é assassino sempre que é um gajo do Benfica?

O Targino, por exemplo, já que falas nisso, foi testemunha abonatória de Peiti no sumaríssimo o que te devia deixar a pensar (supondo que tens neurónios) pq terá sido....Se Petit faltou ao respeito ao colega de profissão porque é que este o iria defender?

Os únicos que falam nas "entradas assassinas" de Petit são adeptos de outros clubes que o usam para esconder os caceteiros lá de casa....

PS. Comentários idiotas como esse tb não são precisos...

2:45 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

loool

Portanto por causa do tangerino testemunhar a favor do carniceiro deixa de ser uma entrada assassina que podia ter colocado em risco a carreira do rapaz?

Deixa-me adivinhar, como é um rapaz do futebol a abonar em favor de um colega, neste nosso futebol impoluto devo dormir descansado? :) O mesmo targino que foi referido várias vezes este ano como possível reforço do benfica inclusive caso simão saisse?

Para de tentar fazer dos leitores estúpidos. Se o Petit jogasse no Porto seria classificado pelos benfiquistas como carniceiro assim como o era enquanto esteve no boavista. O Petit é useiro e vezeiro em lances porcos e nojentos, joga sujo e nem tinha necessidade disso pois é bom jogador. Mas a porcalhice corre-lhe no sangue, assim como corre no sangue dos adeptos do benfica que hoje em dia fecham os olhos aos lances nojentos que este porco protagoniza numa base quase semanal: é entradas assassinas, é simulações de agressão, é impropérios e palavrões em dose fabril que são grande exemplo para os jovens, é frases patéticas sobre a motivação dos adversários como no ano passado, que sugerem que os adversários do benfica deviam abrir as pernas, enfim... é um role model de virtudes perfeitamente condizente com a mentalidade das novas gerações de benfiquistas que devem fazer com que Cosme Damião rebole na campa de tanta vergonha.

12:04 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Lá tinha de vir o Benfica. O ódio e a doença é tanta que nem se lembra que sumaríssimos é sobre lances não punidos pelo árbitro e o do Petit foi-o com um amarelo (discutível, é certo, mas coisas destas vê-se, infelizmente, no futebol tuga a toda a hora, basta ver o Boavista-Benfica).

Obviamente que o Miego não me sabe dar o nome deum jogador que o Petit tenha lesionado, nem me explica por que razão, sendo o Petit tão "protegido" no futebol tuga, é um dos mais amarelados e avermelhados da Liga. Nem se digna o senhor Miego a falar no penalty que o Ricardo Rocha sofreu frente ao Marítimo, perto do fim, qoe o árbitro transformou num livre a favor... dos insulares.

Depois da escandaleira com o Marítimo e, diga-se, também como o Boavista, já só falta o menino Miego vir dizer que o Benfica tem tudo feito "nos momentos decisivos" para ser levado ao colo e ultrapassar o Sporting.

Tenha juizo senhor Miego!

10:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!