sábado, abril 29, 2006

O Triunfo dos Porcos


Hoje cai o mito. Durante muito tempo os sportinguistas zombaram do populismo e falta de capacidade de análise que no vizinho levou à eleição de Vale e Azevedo. Pois hoje caiu o mito de que a massa associativa do Sporting é mais capaz, mais inteligente e mais perspicaz que a "populista". Mesmo que por indecisão ou simples desprezo (votaram apenas 20% dos sócios com capacidade para tal) a verdade é que cerca e 74% dos sócios que se deram ao trabalho de votar decidiram eleger Soares Franco.

A opção por Soares Franco revela dois factores importantes:

1) quem votou nesta lista fê-lo ou por interesse ou por ignorância. Interesse no caso de filhos, sobrinhos, bisnetos e enteados do poder vigente que obviamente (e até mais compreensivelmente) pretendeu manter o tacho e a oligarquia instalada. Ignorância no caso (penso que a maioria) daqueles que, perante tanto manancial de informação sobre as mais que duvidosas motivações de FSF na suas sucessivas mudanças de orientação, só não se informaram sobre os verdadeiros motivos que levaram este "sportinguista" a avançar porque não quiseram.

2) o Sporting ilustra o país que temos. Um país onde o resultado (mesmo que prometido sem fundamento algum) justifica o meio. Um país onde a honra e a palavra nada valem, onde o conhecimento produzido por Pimenta Machado faz lei e onde, sem qualquer pudor, o vulgar cidadão (neste caso sportinguista) afirma: "quero lá saber que não tenha honra ou palavra, o que me interessa são os golos".

O Sporting votou assim por indiferença, interesse ou ignorância. Mas o que o votante ignorante ou desprovido de valores morais esquece é que o mesmo senhor que muda de orientação e palavra 2,3 vezes por ano pode ser o mesmo que com a mesma desfaçatez falha todas as promessas apresentadas.

O Sporting terá assim o que merece. O que merecem os eleitores de FSF e o que merecem os que nem se deram ao trabalho de votar nas eleições do clube. Os outros, os que votaram em branco ou em qualquer outra lista mesmo sem grande convicção mereciam... um outro clube melhor, de preferência novo e sem património que gerasse autênticos polvos de influência, que se extendem dos bancos à construcção civil e das TVs aos jornais.

14 Comentários:

Anonymous Alex diz...

Concordo inteiramente com este comentário. Hoje já quase que nem sei porque sou do Sporting. Se escolhesse clube hoje não o seria de certeza.

Eu passei a ser do Sporting em 1982, tinha 8 anos, por influência do meu pai, que me levava aos jogos. Também por causa da conquista do campeonato naquele ano, que presenciei, e por gostar muito do Manuel Fernandes e do Jordão. São os atletas do Sporting, bem como as vitórias desportivas, que angariam adeptos para o clube.

Hoje em dia, os melhores jogadores são vendidos sem antes ganharem alguma coisa, não dando tempo a que os jovens passem a identificar-se com o clube, que por sua vez também ganha poucas vezes (4 campeonatos e 4 Taças de Portugal nos últimos 30 anos...). As modalidades, onde as vitórias ainda assim eram mais frequentes que no futebol, vão sendo extintas, até não restar nenhuma (podem querer que é o que vai acontecer). Até parece que têm raiva de ganhar...

Os notáveis do Sporting são um exterco. Uns bananas sempre alinhados com o poder no clube. Uns para poderem assistir aos jogos de borla; outros porque têm medo que lhes peçam para assumir responsabilidades no clube. Como consequência, um clube desta grandeza passa pela vergonha de só ter eleições com mais de uma lista após 17 anos! Desculpem mas isto só tinha desculpa num clube de bairro...

Agora caiu o mito da massa associativa diferente. Se formos diferentes, só se for na passividade e conformismo. Os que vão ficando sócios (cada vez menos), vão-se habituando a perder, e assim o "regime" tem a situação controlada. Eu sinceramente já não tenho pachorra para isto.

4:58 da tarde  
Blogger Sarrafeiro diz...

foda-se! oh miego...é dificil não concordar contigo, pah!
mesmo assim...nao me parece k fsf esteja ao nível do va...e os sportinguistas ao nível dos lamp...a prova é o teu post e o do bulhão pato (o meu tio augusto)...

8:48 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Pois não está ao nível do VA.

Pois o FSF enganou durante mais tempo e roubou bem mais.

9:35 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

VA é um aprendiz comparado com FSF. VA tinha pouco apoio das cupulas, tanto assim que deixou que lhe fizessem a folha. Este recolhe apoios de gente influente, não só no clube, como na restante sociedade civil. A este não vai ser fácil processá-lo por gestão danosa... ai não vai não.

10:27 da tarde  
Blogger Sarrafeiro diz...

Excepção: este anónimo é muito básico. n consegue distinguir gestão danos(???) de roubo! enfim....

11:27 da tarde  
Blogger DemocraciaLeonina diz...

o sporting morreu, mas nós não!
Eles nao se aguentam muito tempo, SAM nao vai desistir!

4:40 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Sarrafeiro:

De que outra coisa podes acusar FSF? De peculato? De Branqueamento de Capitais? Falsificação de documentos? Que se saiba FSF não andou a meter as mão em dinheiro de transferências de jogadores, que consubstânciaria o peculato. Se fores capaz de provar isso, avança. Aparentemente existiu isso, sim, mas não foi FSF e o principal responsável ainda por lá anda, todo contentinho da vida. Por outro lado de branqueamento de capitais ou falsificação de documentos tb nunca se ouviu falar.

É que VA foi acusado precisamente destes crimes.

Vens falar em roubo? Sabes o que é roubo? Roubo não é a mesma coisa que furto nem peculato. Já que acusas os outros de básicos, convém ser preciso nos termos empregues.

Afinal, para além de gestão danosa, podes acusar FSF de quê? E isto da gestão danosa, porque ele fez parte de uma equipa anterior, da qual ele nem sequer era o responsável máximo, mas que não o iliba de responsabilidades, óbviamente. Ainda assim, queria ver qual o tribunal a condenar alguém ligado ao projecto roquete por gestão danosa. Keep dreaming!

Como presidente, podes apontar-lhe declarações infelizes (às dúzias) e uma tentativa frustrada de alienar património não desportivo.

Se FSF "as faz", não "as faz" de modo espalhafatoso como VA as fazia, nem é trapalhão para andar metido com notários, a falsificar documentos, nem o diabo a quatro.

A este eu quero ver se alguém tem a mais pequena coisa a apontar. O resto é azia por causa de uma derrota esmagadora.

A democracia tem destas coisas. Se a nossa opinião prevalece, estamos certos, senão, os outros estão todos errados... e são básicos! Vira o disco e toca o mesmo.

Fazes-me lembrar o soldadito que vai a marchar com o passo trocado, mas que acha que ele é que está certo e todos os outros estão errados. Na realidade tu, é que com essa mentalidade distorcida, te encaixas mais no perfil descrito pelo Miego e te confundes mais com os outros que tais.

9:56 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Em vez de perderes tanto tempo escrevendo tanto disparate podias ter perdido dois minutos lendo o texto anterior onde o miego deixa os vários indicadores (nada demais, tudo presente na net, em relatórios e contas, etc) da "seriedade" e sobretudo da moralidade de um senhor destes se candidatar às eleições do Sporting. A mim bastou-me ler algo tão simples como: a OPCA constroi todos os balcões do BES desde 2002. Sò isto era razao suficiente para alguém como vergonha na cara não se candidatar às eleições do Sporting.

10:26 da manhã  
Anonymous Dra.Daniela Mann diz...

Olá Miego,
Teria muito gosto em adicionar o seu link, mas no meu blog são as visitas que se linkam! Por isso e se for da sua vontade, vá até lá e clique no logotipo do "Páginas Amar-ela", o dos morangos, para fazer o registo e adicionar o seu blog!
Um abraço amigo,
Daniela

1:07 da tarde  
Blogger caty diz...

Antes de mais nada os meus parabéns a toda a equipa da RR que ontem fez um excelente trabalho.

Depois gostei da forma séria como o F.C.Porto jogou perante um adversário bastante digno.

Mas o melhor de tudo foi a linda festa de consagração que houve a seguir no maravilhoso Estádio do Dragão.

Viva o Futebol Clube do Porto!!!

7:55 da tarde  
Blogger portuguesinha diz...

Na minha família são todos do Sporting mas ninguém é sócio porque não há dinheiro! De resto, se eu fosse sócia e pudesse ir votar a Alvalade (eu nem sequer tenho carta de condução) nem sequer saberia em quem votar, porque não "vou à bola" com nenhum dos candidatos...

10:47 da tarde  
Anonymous Joaquim Agostinho diz...

Ainda vamos assistir a FSF apoiar Rui Alves para presidente da Liga.

6:26 da tarde  
Anonymous Cuze diz...

ora bem!

Esta historia do anti-FSF já mete nojo!

Para mim, e como pessoa FSF nunca foi modelo nenhum a seguir, qt mais não fosse por ser um ilustre representante da betaria que inunda este país! Mas... e existe sempre um mas, dados os 3 candidatos em causa, era impossivel não votar em FSF! Ainda para mais tendo do seu lado grandes sportinguistas que mostraram trabalho feito como foram Bettencourt e Ribeiro Telles!
Neste caso tou-me bem cagando para os nomes de familia, para as gravatas ou para os "titulos de nobreza". Eu quero antes de mais um Sporting forte!
Vender património não desportivo é o fósforo que incendiou esta polémica! É de facto triste, é triste ter um passivo tão grande! Mas um estádio, uma academia, um edificio sede e uma alvaláxia não se construiram com os apoios que os nosso rivais tiveram! O sporting endividou-se, criou passivo! Há que vender, venda-se! Tou-me cagando para ter um centro comercial ou um edificio de x andares! Quero um estádio para o futebol e um pavilhão para as modalidades mais uma academia para formação! O resto é superfulo.

É por isso que me faz tanta confusão esta crónica e obstinada perseguição ao novo presidente do sporting sufragado por 74% dos socios votantes! Faz-me confusão, mas cada vez mais me apercebo que é uma corrente de opinião minoritária que se esconde na Internet (Forum Sporting, blogosfera, etc) e que baseada numa lista de factos (verdadeiros ou falsos, eis a questão) faz guerrilha contra o presidente do Sporting, sem se aperceber (ou não) que isso é mau para o próprio sporting!
Os factos que são narrados algures num blog por ai, além de carecerem de veracidade não mostram nada! Mostram algum tipo de crime, pergunto eu? Alguém duvida que o sporting enquanto força popular valha mil vezes mais que as supostas ligações perigosas que irão arruinar o sporting para sempre? Será o FSF sozinho, capaz de arruinar o sporting? Seria sensato da parte dele fazê-lo, ainda para mais sendo sportinguista? Que vantagens teria nisso? Que tipo de pessoa gostaria de ver o seu nome manchado na praça publica, como Vale e Azevedo?

Por fim, e isto sim me choca é ver que neste texto, tal como em muitos outros que por ai andam na internet, se denigra a imagem de pessoas que expressaram a sua opinião num voto! É triste e lamentavel que o pensamento subjacente ao texto do Miego seja o classico de Bush "se não estão por mim, estão contra mim" e com isso se deprecie toda a capacidade intelectual de 74% de votantes, e mais uns qts apoiantes! Isso é falta de mentalidade democrática, e qd tanto se critica a oligarquia e os jogos de poder, utilizar o mesmo tipo de filosofia não fica bem, é no minimo paradoxal.

Causa-me uma certa nausea observar que neste momento o meu sporting tenha de mamar com coisas deste tipo, com papagaios que criticam um populismo facil de FSF (onde é que está o populismo de FSF??) mas que embadeiram em arco uma série de argumentos anti-FSF que nada mais nada menos têm do que populistas e gratuitos, sem qualquer tipo de fundamento real, baseados em factos enevuados e em preconceitos criados com base nesses mesmos factos! O insulto à inteligência dos sportinguistas são este tipo de textos de pseudo-intelectuais! Vão ao estádio apoiar o sporting e deixem a politica!!

fiquem bem

12:36 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Nao concordo nada com o teu texto... FSF e sem duvida mt melhor k dias da cunhas etc etc... Preferia ter o bettencourt ou o telles como presidente, mas se estes apoiam o FSF eu tambem! e nao vale a pena os sportinguista andarem com guerras com o presidente da maioria, temos e k apoiar a ekipa e mais nada... Venham dai os 50milhoes de patrimonio...

3:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!