segunda-feira, abril 03, 2006

World Soccer e outras leituras


Ninguém pagou mas mesmo assim eu recomendo.
Compro a World Soccer há 16 anos. Ainda recordo o primeiro número que comprei, com o ridículo boneco do Itália 90 na capa. Comecei a comprar a revista antes mesmo de saber aquilo que mais tarde vim a comprovar: provavelmente a melhor publicação regular de futebol por esse mundo fora. Além de me ajudar a manter o inglês acima da média bem vivo (nestas coisas não há lugar a falsa humildade), a WS ajudou-me ao longo dos anos a perceber o futebol.


Durante muitos anos tudo o que lia vinha com um mês de atraso, mas mesmo assim tinha muito suminho. Nódoa mesmo só o facto de o correspondente para Portugal ser o inenarrável Astregildo, que pelo que me contam ditava os textos a terceiros que os passavam para inglês, resultado: saiam pérolas de invenção, como um célebre artigo que contava algo fruto da imaginação do Astregildo - que os sócios do Sporting estariam loucos com Roquette por querer levar Alvalade para fora de Lisboa.

Hoje em dia o correspondente é o mais fiável Pedro Pinto, que apesar de manter a mesma tendência clubística não apresenta qualquer influência nos seus textos. Portanto se querem um conselho cá vai... querem ler bons artigos sobre futebol, ficar a saber mais umas coisas e ao mesmo tempo treinar o inglês? Subscrevam a WS ou pelo menos comprem um número por aí, para experimentar. A mim ofereceram-me a subscrição no natal e... ainda hoje fico animado quando chega a revista.

Outras leituras que recomendo: agora o homem já é conhecido mas aqui há uns tempos ninguém dava por ele e a sua crónica exclusiva no tabloanormalóide A Bola era (e é) obviamente caviar servido a porcos, tendo em conta o perfil de leitor do pasquim em causa - Luís Freitas Lobo. Publicou há uns anos "Os Magos do Futebol", um livro muito curioso para todos os que se interessam pela história do futebol, pelos nomes que a marcaram e pelas tácticas e equipas onde encaixaram. O Freitas tem também um site imperdível, com actualizações regulares -
www.planetadofutebol.com.

Por fim deixo também uma notícia: livros sobre Mourinho não faltam, normalmente com a treta do costume. Para quebrar o marasmo deixo o aviso de que lá para Junho será publicado um livro acima da média sobre o special one. Da autoria de Patrick Barclay (uma referência nas terras de sua majestade) o "Anatomia de um vencedor" incide sobretudo na análise do modelo psicológico sobre o qual assenta o sucesso de Mourinho - a lógica dos mind games no seu melhor - e meus amigos... do treinador do futebol ao homem de família que quer conquistar créditos para uma saída com os amigos, todos precisamos em algum momento de umas lições na repentinamente falada arte do mind game.

11 Comentários:

Anonymous luis diz...

Eu há 20 anos deliciava-me com a revista "Onze", da qual guardo alguns exemplares.

Esta, sinceramente, não conehço.

12:32 da manhã  
Blogger Miego Daradona diz...

Onze também era uma preferida, aliás eu comprava a onze antes de aderir à WS, depois fui largando a Onze... ainda recordo os cartões destacáveis em cartolina da Onze, com os craques dos anos 90.

3:08 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Inglês acima da média, tu? I make your pardon????

10:25 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Presunção e água benta...

1:02 da tarde  
Blogger Miego Daradona diz...

não.. deves ser tu que tens inglês acima da média :)

(chegaram os fãs, tenham paciência :))

2:58 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Esse anónimo das 10.25 deve ser semi-analfabeto - não é "I make your pardon", é "I beg your pardon".
Merda de lampiões, são analfabetos em qualquer língua...

3:03 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

o gajo fez de propósito.. mas podemos ajudá-los a aprender.

O anónimo das 1:02 PM é já ajudado:

"Presuntion and bental watre..."

PS - gostava de ouvir o Orelhas e o Veiga a falar inglês. já imaginaram? :)

3:18 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

não admira que as rádios deste país estejam no estado em que estão. é só merda

9:54 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

rádios?

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

sim, sim RÁDIOS!

qual foi a parte que não percebeste, estrôncio?

voces sabem do que falo

11:23 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

octavio...voltaste?

Miego: na próxima vez que estivermos juntos tenho de ver esse inglês acima da média...só se for da média dos jornalistas de futebol.

11:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!