quarta-feira, maio 17, 2006

Rui Costa, o pior para o Benfica

O possível, e quase certo, regresso de Rui Costa ao Benfica suscita-me algumas dúvidas que, no meu entender, a nação benfiquista não consegue descortinar devido ao facto da emoção se sobrepor à razão. Vamos por partes, num tópico, como costuma dizer o Boloposte, tipicamente à Ravelis:
  • Rui Costa encaixa como uma luva no dito popular de que "nem tudo o que parece é". O maestro é visto como um ser sensível, muito saudosista, extremamente apaixonado pelo seu clube, o que não rebato. Porém, o seu ego tem um tamanho impressionante.
  • Por exemplo, perguntem quem tentou fazer a cama a Deco quando este se disponibilizou a ir à selecção.
  • Quem esteve no Euro 2004 em serviço profissional, e eu e o Riddle estivemos, notou uma grande diferença no comportamento de Rui Costa entre o período que antecedeu o jogo com a Rússia e o tempo posterior até ao dia da final.
  • Até ao encontro da revolução, Rui Costa brincava com Deco, abraçados, amigos, quase enamorados. Depois, o nosso amigo Costa deixou o brasileiro a falar sozinho, começou a ter ataques de mau humor com tudo e todos.
  • Na véspera do jogo mais importante de todos os tempos para a selecção nacional, resolveu, cansado de não ser primeiro plano, anunciar o seu adeus à selecção após o jogo da final, apesar dos pedidos de Couto, em plena conferência de imprensa, para que não o fizesse. Scolari nem quis acreditar quando os jornalistas - leram bem - lhe deram a notícia.
  • A isto chama-se pensar mais em si do que no grupo, algo que não abona em favor de alguém tão respeitado.
  • O mesmo Couto, na passada segunda-feira, mandou-lhe a boca, dizendo que respeitava muito quem abandonava a selecção, mas...
  • Cansado de ser segundo plano no AC Milan, Costa volta a repetir o filme. (Abro um parênteses para lembrar um pormenor. Kaká só não convidou dois colegas do AC Milan para o seu casamento: Costacurta e... Rui Costa).
  • Quantas reportagens viram esta época de Rui Costa e Figo juntos na mesma cidade, após tantos anos separados geograficamente? Porque é que não foram feitas? Haveria interesse jornalístico, ou estarei enganado?
  • Aos 33 anos deseja regressar ao Benfica para ser titular, digo eu. Terá pernas para fazer uma época regular? E se ficar de fora por opção técnica? Qual será a sua reacção?
  • A finalizar, porque é que Rui Costa disse, há quase dois anos, a Vieira que enquanto Veiga estivesse no Benfica jamais voltaria à Luz e agora mudou de ideias?
  • É só amor ao clube e outro tanto de areia para os olhos! É bom actor o rapaz...

34 Comentários:

Anonymous Anónimo diz...

Um post bastante forte hoo ravelis.
Se isso for mesmo tudo verdade (e nao tenho razao para duvidar), realmente a fama subiu.lhe um pouco a cabeaca.

9:37 da manhã  
Blogger Pedro diz...

Aceitando isso tudo como verdade é só mais um motivo para gostar do Mágico Rui e o desejar fervorosamente no Benfica para as próximas duas épocas.
Não querer naturalizados à pressão na Selecção e não esconder isso de ninguem é de louvar. Muito melhor q a hipocrisia de outros. Não falar com Figo vai nessa onda...um gajo q diz q deixa a selecção por estar cansado e no momento em q precisa de mudar de clube pede para regressar à selecção...e o povinho bate palmas.

Grande Rui. Volta para a tua familia, para o clube do teu coração.

9:59 da manhã  
Blogger Lance diz...

volta para o clube de coração? mas afinal o homem vai para o benfica ou para a fiorentina?

10:24 da manhã  
Blogger BP diz...

Pelo que vejo, conhece pessoalmente o Rui para dizer barbaridades dessas!!! Jornalistas... vocês são peritos em formar opiniões e nesse aspecto estiveste brilhante neste port... agora, peço respeito por uma pessoa que não conheces... mas ele até já está habituado a pessoas assim... quem não é hipocrita como o figo e o deco e outros merdas, leva com posts e "opiniões" destas!

11:13 da manhã  
Blogger Red Glock diz...

Gosto do Rui como grande Benfiquista que é, mas acho que se voltar esta época, já vem tarde, e como tal, sou contra a sua contratação! E serei mesmo um dos prmeiros a vaia-lo sempre que falhar!
COm relação ao post, cheio de veneno, o que entrega logo que fo feito or algum laggarto, deixo aqui só um achega!
O Casamento do Kaká, foi realiado a uma sexta-feira, dia 23 de Dezembro, pelas 10h00 da manhã, numa igreja em São Paulo! Onde só estiveram presentes, do Milan, Cafú e Dida, e mais os restantes companheiros de seleção, bem como o seu corpo técnico!
Sinceramente acho que o texto apresentado foi mesmo feito de má fé!

11:51 da manhã  
Blogger boloposte diz...

Rui Costa ainda faz uma perninha no centro do terreno, sim. Não precisa de correr muito, basta que os companheiros saibam materializar em golo os dois ou três passes que fará a rasgar a defesa contrária.

Mas é no balneário que o reforço mais se fará sentir, uma voz de comando respeitada pelos mais novos, um benfiquista a incutir mística.

Além de que vem fazer a passagem para outras funções. É importante que quem, daqui a um ano, estará no lugar de Veiga ou como adjunto de um reputado técnico internacional conheça o plantel por dentro.

Tu achas que o homem não tem pernas para o Benfica, mas achas que não devia ter renunciado à Selecção. Achas que esteve mal ao opor-se à chamada de um jogador brasileiro à selecção? Qualquer dia temos o Deivid na equipa de todos nós, não? (é um exemplo absurdo, eu sei, não passaria pela cabeça de ninguém)

Os ataques de mau humor que imputas ao 10 parecem-me legítimos.
Eu, que estava de fora, também exasperei com a tacanhez táctica do brasileiro. Um sistema alicerçado em teimosia, Roberto Leal e N. Sra. de Caravaggio não pode deixar de bom humor uma pessoa inteligente.
Também eu teria abandonado a selecção naquele dia, na final do Euro, no estádio do meu clube, no início da curva descendente da minha carreira.

Achas que o Figo é que esteve bem? Em ter dado o dito por não dito?

O Couto também tem muita moral para criticar quem abandona a selecção, pois sabe do que fala.

A história do Kaká está mal contada, o RG já repôs a verdade dos factos.

Por tudo o que, sem quereres, acabas de explicar, acho que Rui Costa é muito bem-vindo ao Benfica.
É uma andorinha que, sozinha, não fará a Primavera, mas olha que se encarregará de dissipar muitas nuvens que tentem esconder o sol.

E estou disposto a ir contigo para a Bolsa de Opiniões de um blog qualquer: com Rui Costa, tenho a certeza de que o Benfica fará muito melhor época que aquela que findou.

12:50 da tarde  
Blogger BP diz...

deixa-me so assinar por baixo do que disseste, boloposte!

2:59 da tarde  
Blogger hk diz...

Finaceiramente, a contratação de R. Costa será sempre positiva, estádio cheio, camisolas, publicidade, por aí fora.
Desportivamente será uma grande icógnita pois nos últimos dois anos Rui Costa tem jogado muito pouco, embora o seu talento seja indiscutivel.
Quanto à definição da personalidade de R. Costa que acompanha o post não me interessa para nada. Ele vem para jogar à bola e dar dinheiro a ganhar ao Benfica e não para partilhar um apartamento comigo. Quantos de nós não gostamos da personalidade do Mourinho e pagávamos do próprio bolso para o ver no nosso clube? O Schumacher não é um suíno? Quantos títulos deu à Ferrari? O Jardel não era um palhaço? O que é que isso interessava quando marcava golos?

Venha ele, dê guita ao meu Benfica e se possível faça umas gracinhas com a bola. Não sou daqueles que lhe chama D. Sebastião, nem tão pouco Benfiquista, mas que pode vir a ser um bom negócio não há dúvidas.

6:22 da tarde  
Blogger hk diz...

"E estou disposto a ir contigo para a Bolsa de Opiniões de um blog qualquer: com Rui Costa, tenho a certeza de que o Benfica fará muito melhor época que aquela que findou."

Cá por mim isso é mais fé na ausência do teu adorado Tim-Tim. ;)

6:24 da tarde  
Blogger Mialgia de Esforço diz...

"com Rui Costa, tenho a certeza de que o Benfica fará muito melhor época que aquela que findou."

Com qualquer um, o Benfica fará uma época muito melhor. No que à Liga doméstica diz respeito, entenda-se.

7:13 da tarde  
Anonymous Bruno diz...

Sou do Benfica e não quero o RC no SLB porque acho que já não tem condição física para trazer algo de novo ao Benfica.

Agora há coisas que não podem ser ditas aqui. No Euro o Rui Costa podia não estar (não estava, só jogava 20 minutos) já no pleno das suas capacidades físicas, mas nos jogos em que jogou, entrou e decidiu. Mexeu no jogo, coisa que nem sempre o excelente Deco conseguiu fazer. Quem não se lembra do golão frente à Inglaterra???

Emfim, cada um vê sempre só o que quer, mas dizer mal só por dizer não é o mais honesto.

Já agora se os jornalistas viram e sabem tudo isso que afirmas ter visto porque não escrevem? Estranho!

Já aqui foi dito que pelo menos o Rui Costa teve a decisão coerente de anunciar que não jogaria mais na equipa nacional, o que outros não fizeram ou fizeram e depois recuaram.
RC teve lucidez de sair em grande e quando ainda fazia alguma coisa.

Hoje, não tem pernas, é um jogador lento, e na minha opinão não irá acrescentar nada ao Benfica. Será mais um ganhar uns milhões à conta do SLB.
Espero que não venha. Será mais um erro, mas só porque já não tem as capacidades que fizeram dele um dos melhores jogadores portugueses dos últimos anos.

8:27 da tarde  
Blogger Ravelis diz...

Red Glock, abro uma excepção para lhe fazer uma pergunta: Foi sempre a aniversários e casamentos para os quais foi convidado? É que se não é como se não tivesse sido convidado... E depois vem-me falar de má fé???

11:27 da tarde  
Blogger blue velvet diz...

E de repente cai toda a gente em cima do autor deste post.

Quanto aos factos, não sei se são verdade ou não. Mas que Rui Costa não tem grande perfil mental para a alta competição, isso não tem. É um jogador que se deixa ir abaixo ao primeiro passe mal feito em campo. E só volta a pegar no jogo muito tempo depois. Não tem grande força anímica. Depois, para mim o Rui Costa é dos maiores logros do futebol português. Nunca foi aquilo que fizeram dele nos jornais. Compreendo que seja um símbolo do Benfica, e isso vale muito. Mas para mim nunca foi um fora de série. Fazia alguns grandes jogos, alguns passes de morte, mas é um jogador que em muitos jogos se esconde em campo ou não aparece. E depois não é regular, o que piora o cenário. Reconheço-lhe méritos, mas o Ronaldo, o Deco ou o Figo são muito melhores jogadores do que o Rui Costa alguma vez foi. São regulares, competititvos fisica e mentalmente, decidem e são eficazes. Mas reconheço que o Rui Costa ainda é capaz de fazer jeito ao Benfica. Não sei se para 90 minutos, mas pode ser útil. Mas se realmente ele vier a julgar-se o mestre da equipa e depois ficar jogos no banco e começar a criar mau ambiente já não ajuda nada.

Um abraço

Leiam as críticas a Scolari em www.thebluevelvet.blogspot.com

4:05 da manhã  
Blogger Red Glock diz...

Caro ravelis, posso desde já GARANTIR-LHE que o convite de casamento foi extensível à todo AC Milan! Volto a repetir, TODO!
Tendo sido a data do "evento" impeditória de mais convidados!
Se não sabe, na lista constavam 900 nomes, tendo só estado presentes na cerimónia 700 e picos!
Chega para si?

10:55 da manhã  
Anonymous Bruno diz...

O facto de trazer á coação os convites para o casamento, é bem revelador da discussão em torno do potencial futebolístico de Rui Costa.
Sim senhor, então também podemos dizer que o Deco deu à mulher uns sapatos que custaram os olhos da cara quando casaou. E isso faz dele um mau ou bom jogador? Não pdoeria ele ter dado o dinheiro a quem precisa dele? ´
Que demagogia absurda.
Eu sou do SLB e digo que não quero o Rui Costa. Porque está velho, porque não corre, porque não será útil. Porque não tem pulmão, mas para isso não preciso de assassinar o carácter de um jogador que, queiram ou não, foi um dos melhores jogadores portugueses dos últimos anos.
Se foi melhor ou pior que o Figo, o Deco ou o Ronaldo, não sei.
Sei que foi, sem dúvida, melhor que o Cigano, que só joga bem contra a merda!

12:28 da tarde  
Blogger Sarrafeiro diz...

Sou o 1º apoiante do RC no glórias! de caras!
Venha e que não saia o suinão.
espero que lhe paguem muito bem. contrato por 2/3 épocas. todas as mordomias que um jogador 'lampião' merece por ter feito pouco mais que uma temporada no clube do coração e por ter vertido lágrimas de crocodilo num jogo particular.
quanto ao seu egocentrismo....nem sei como cabe dentro dele...caberia melhor dentro do pavarotti

1:45 da tarde  
Blogger riddle diz...

Antes de mais confirmo tudo aquilo que o Ravelis disse, em especial sobre o que se passou no euro 2004, pois estive diariamente em contacto com todos os jogadores. Mas sobre a vinda do rui costa quero dizer o seguinte: O campeonato nacional só tem a ganhar com os regressos dos "emigrantes de sucesso". Mas quando eles ainda trazem ainda alguma chama. Não quando a transformam a Superliga num asilo de luxo. Sejamos práticos e coerentes. Nenhuma equipa com aspirações a estar presente, digamos, nas meias-finais da Champions pode ousar ter rui costa no seu onze. Tal como não pode ter Couto ou Conceição. Estes jogadores, e outros, foram o foram, tiveram a sua época, mas agora só servem mesmo para alegrar parolos em tempo de silly-season.
Esta quase obcessão benfiquista por rui costa ano após ano nem sei muito bem o que revela. talvez um sociólogo possa explicar melhor. Numa observação mais "desportiva" considero que esta sede de revivalismo pode encher a alma (e eventualmente os cofres da luz como alguns de vcs referiram), mas condena à partida um trabalho de reestruturação que tem de ser feito no slb. A equipa tem graves falhas e não é a vinda de rui costa q as vai solucionar. Antes pelo contrário. Virá rui costa para fazer uma época e depois fica de novo o problema em aberto para as seguintes. Isto não é método.
Mas também digo o seguinte: se com o Koeman, o Beto (esse craque que ainda tem defensores nas bancadas da luz!!!) jogou uns oitavos-de-final da champions em Camp Nou, então que venha lá esse camisola 10 de milão.

5:49 da tarde  
Blogger hugo diz...

Essa de anunciar o seu abandono na véspera da final foi inacreditável!
Atitude de puro egocentrismo

6:34 da tarde  
Blogger Jean-Paul Lares diz...

Só há uma coisa que não entendo... Se anunciar o abandono na véspera da final foi apenas um acto motivado pela sede de protagonismo, por colocar os interesses próprios à frente dos objectivos do colectivo, que dizer do rapaz do sotaque que, ao mesmo tempo, se entretinha a negociar um contrato com o Barcelona?

7:43 da tarde  
Anonymous CLB diz...

Como benfiquista, desejo o regresso do Rui Costa, no entanto, eu sei ver o que é que o Rui vale neste momento, e percebo q não é um jogador para jogar jogos inteiros, nem sequer pra fazer grandes exibições, mas será sempre um jogador a entrar de caras no 11 do Benfica, e acima de tudo um portador de mística, uma referência.
O gde problema q Rui Costa vai ter no Benfica são, por isso, as desmesuradas expectativas de muitos benfiquistas, e a vontade de deitar abaixo à 1º oportunidade q muitos vão ter, como é demonstrado por este post, em que metade dos pontos são sensatos, mas a outra metade é falaciosa, enganadora e desonesta

muitos há, também, que tentam agora esquecer ou denegrir a qualidade do Rui Costa e da sua carreira, já li, inclusivamente, quem o considerasse irregular!!! na fase final da carreira talvez o tenha sido... mas se há característica determinante na sua carreira foi a regularidade exibicional, particularmente na Fiorentina

11:42 da tarde  
Anonymous vai enganar outro! diz...

Rui costa é um LOGRO.

sempre o foi. faz 2 bons jogos em 10. regularidade, zero.

prescindo totalmente dele em qualquer dia da semana.

nunca soube rematar uma bola, esforço físico? recuperar no terreno? HAHAHA deixa-me rir

é incapaz de correr 20 metros com a bola. é incapaz de aguentar mais do que meia parte de um jogo.

é isto um grande jogador? cheira-me mais a um perfil parecido a um Laurent Robert

2:14 da manhã  
Blogger T-Rex diz...

Uma excelente opção para meia-parte de cada jogo, muita experiência e um "porta-voz" da tão propalada "mística", mas com que custos e/ou repercusões no restante balneário?

Ordenado certamente principesco, titularidade garantida e um rol interminável de problemas advindo destas situações.

Sejas bem vindo Rui, mas para outras funções que não a de jogador.

Resolvia-se (?) um problema no imediato e mais uma vez se criaria o problema habitual - Quem asseguraria a transição? O futuro?

Por mim, não vinha (a não ser em "condições excepcionais").

5:12 da tarde  
Blogger portuguesinha diz...

Ele já está um bocado velho, não está? O que é que um jogador quase no final da carreira vai trazer de bom para o Benfica? Só se for a experiência, porque de resto ele já está um bocado gasto!

9:54 da tarde  
Anonymous rui às costas? diz...

vcs estão todos malucos.

rui costa um logro? irregular? fazer a folha ao deco? o figo é que é mta fixe? o fenando couto a dar conselhos? não foi ao casamento do káká?

mas o que é isto? que discussão é esta?

tenho muitas duvidas na contratação do rui costa. mesmo que não faça uma época mediocre, para fazer uma epoca mediana mais valia não vir. se vier vem, não há nada que os benfiquistas possam fazer. eu também não queria o fenando santos e alguem o pos lá. e se vier vamos esperar para ver se está em condições ou não. se criará instabilidade no balneário ou não. (como se já não houvesse desde o meio da última época pelo menos).

se o rui costa não corresponder no campo, então sim, critiquem, eu próprio o farei.
mas uma coisa é certa. não é preciso esperar para ver que o rui costa foi um dos melhores jogadores portugueses. as épocas na fiorentina foram extraordinárias.

1:14 da tarde  
Blogger Quetzal Guzman diz...

Essa mudança comportamental, não estará ligada a isto?

1. Jornalistas que escreveram que o Rui (e mais 2 ou 3) eram culpados da derrota frente à Grécia?
2. Ter sido assobiado pelos próprios adeptos quando entrou frente à Rússia?

Seria preciso muito estômago para, após década e meia ao serviço da selecção A, encarar isto de ânimo leve.

12:44 da tarde  
Anonymous jvl diz...

Mas o Figo é hipócrita porquê? Sempre se opôs à entrada do Deco explicando o seu ponto de vista!

E não foi ele que disse que precisava de um ano de paragem para descansar pois o ritmo era desgastante? Que eu saiba o Nedved e o Larsson fizeram o mesmo.

O Figo precisar da selecção para mudar de clube? Só quem não quer ver ou está de má-fé é que diz isto. A época dele no Inter diz tudo.

Gostava de ver a reacção dos que criticam o Figo caso o Rui Costa decidisse voltar à selecção - seria hipócrita também ou seria recebido de braços abertos?

1:32 da tarde  
Blogger MB diz...

Há aqui muita gente que não percebe um cú de bola, ou que tem a memória curta!

7:21 da tarde  
Anonymous jörz diz...

A dor de cotovelo é coisinha que dói muito...

7:35 da tarde  
Anonymous vocês são um bocadinho ursos, não? diz...

«No sucessor haverá sempre algo de quem lá esteve antes. «Nas jogadas de Kaká, caro Rui, haverá sempre qualquer coisa de ti». É com esta frase que o Milan se despede de Rui Costa, numa mensagem que recorda alguns dos momentos passados pelo português em San Siro, desde a chegada, passando pela transição pacífica da camisola 10 de Boban para o seu corpo, até esta quinta-feira, quando «fantasista» e «rossoneri» assinaram a desvinculação.

«Quando as sensações são fortes não envelhecem. É por isso, e não se trata de um lugar-comum ao dizê-lo, que parece ontem». Fala-se da chegada de Rui Costa a Milão. É uma despedida cheia de emoção, por parte de um dos maiores clubes do mundo, disponível no seu site oficial. Um site que abre precisamente desde o meio da tarde de hoje com uma fotografia de Rui Costa.»

1:08 da manhã  
Anonymous Reporter X diz...

Especulação! Pouco do que aí diz corresponde à realidade. Acho que não conhece e pouco sabe acerca do que se passou no Euro 2004 e nos anos de Milão.
Eu estive perto. Mesmo muito perto!

Cumprimentos

3:43 da tarde  
Anonymous Panties diz...

Pois... O melhor jogador português a seguir ao Eusébio... O melhor jogador do actual plantel do Benfica... O melhor jogador das próximas duas épocas no campeonato nacional... Mas ele ainda joga??? Se calhar tenho andado desatento.

6:24 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Robert parte II

6:27 da tarde  
Blogger João Pessoa Jorge diz...

O Kaká é capaz de ser o fan nº 1 do Rui Costa e ainda à pouco tempo o ouvi dizer que era um excelente companheiro e que lhe deu muitos conselhos.
Quanto ao anúncio que ía abandonar a selecção penso que foi feito na altura certa, numa final de um campeonato da Europa e no estádio do seu clube.
Só quem não viu os jogos do Rui Costa nos últimos tempos pode dizer que ele não vem fazer nada para o Benfica. Não tem dúvidas em afirmar que é dos jogadores que vi o com melhor visão de jogo. Obviamente que , sendo um ser humano, não é perfeito, mas não merece estas avaliações vindas de alguém aproveita tudo para dizer mal.

2:41 da tarde  
Anonymous Pedro diz...

Então e agora o Rui Costa já não serve ao Benfica?????? è complicado escrever tudo isto e depois levar uma bofetada de luva branca destas. Os Portugueses adorariam ter no futebol Português muitos Rui Costas tanto como jogador como homem. É muito triste falarmos mal de um jogador ou treinador só porque não é do nosso clube....isso não é saber ver futebol.

11:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!