quinta-feira, maio 25, 2006

Scolari 2 - Turma da tatugem 0 (e Rui Costa)


Scolari sorri.
Muito teve o brazuca de ouvir a semana passada. És isto, és aquilo... Até eu caí na tentação de criticar opções, até eu senti a obrigação de perguntar "então e quaresma?". Scolari pode neste momento sorrir amarelo. Sorri porque marca dois golos, embora sejam dois golos que custam um bocado ou não pudesse a patética campanha dos sub-21 colocar ainda mais pressão sobre a sua selecção sénior.

1º Golo - Marcado não ao pobre Quaresma mas a todos os pseudo-intelectuais da bola que vão atrás das modas. Quaresma está a ter um Sub-21 ofensivo para a camisola que veste, e se é verdade que companheiros e Agostinho não ajudam não existem no entanto argumentos que lhe valham quando se vê na TV a pose superior, de frete e de falta de profissionalismo que demonstra desde o 1º minuto deste torneio. Um jogador assim não merecia de facto ir ao mundial, é um menino mimado, contrariado e que teve a atitude errada, quando seria de esperar que, sendo realmente grande, mostrasse com classe e magia mil e uma razões para substanciar o que muitos consideraram um erro de Felipão.

2º Golo - Marcado ao ainda mais pobre Agostinho. Scolari pôs e dispos nos timings das convocatórias e o Agostinho que se aguentasse. Pelos vistos até foi pouco, devia ter levado o Agostinho à loucura ou, sonho dos sonhos, à demissão. Qualquer jogador que dêem a este treinador é crime. É um resquício da velha escola "Romão", do treinador merceeiro que faz o sistema a "olho". Está a levar um encosto de meia noite, e sabendo nós que os jogadores que têm brilham por vezes nos seus clubes nota-se que o que está a falhar é o colectivo e esse, por mais que doa ao Agostinho, é incumbência dele. Portugal Sub-21 não é uma equipa, é um amontoado de pseudo-nomes que se arrastam sem qualquer orientação, enquanto que o treinador merceeiro massaja a barba azulada com ar pesado.

E no prolongamento surge... Rui Costa. Confesso que passei a detestar Rui Costa na véspera do Euro, quando num assomo de egoismo e pirraça decidiu tomar aquela atitude nojenta, de mau português. No entanto, e mesmo sendo mau português, Rui Costa é sem dúvida um grande benfiquista. Alguns argumentam que só voltou porque está velho... a esses eu relembro que mesmo velho, mesmo que só dure mais uma época, mesmo que o seu efeito se venha a notar mais na caixa registadora do que no campo, a verdade é que Costa tinha mais 12 meses de chorudo salário e mordomias milanesas a receber. Pediu "soltura" de tais vantagens e regressou, certamente não ganhando tanto (o Laurent não quis deixar). Por mais que doa a alguns é bonito e mesmo não justificando um lugar no coração de todos os portugueses Rui justifica assim o lugar no coração dos benfiquistas...

...mas leões e dragões não devem invejar este regresso. É que o mesmo é prenúncio de mais um divertido episódio de pré época. É que a não ser que alguém pegue no pequeno Simão (o que não está a acontecer) teremos mais um "episódio da braçadeira". Não é razoável não entregar a braçadeira ao "grande Rui", assim como é de ir às lágrimas só de imaginar o ar amuadinho do pequeno pirralho quando lhe tirarem a dita para a entregarem a uma verdadeira lenda do benfiquismo. Fará beicinho? Baterá o pé? Ou pedirá ainda ao sogro para escrever umas linhas no seu site oficial? Aguardo com um sorriso de diversão.

15 Comentários:

Blogger Sarrafeiro diz...

as linhas do sogro é com o conhecimento oficial do suinão?

11:52 da tarde  
Blogger Gilberto Mandamil diz...

Este treinador é um espectáculo! Perde dois jogos da forma como perdeu e vai para a sala de imprensa dizer que não sabe o que se passa! Realmente ao nível deste só mesmo o Zé Romão...

Malta da Tropa que curte Bola

10:49 da manhã  
Anonymous sindicato diz...

visitem: http://relvadodosclones.blogspot.com/

12:23 da tarde  
Anonymous 6760676 diz...

Este é dos textos mais lúcidos que li aqui no vosso blog. Vi esta semana o Agostinho dizer esta coisa espantosa: "eu tinha avisado que esta equipa tinha apenas valores individuais, nunca teve um colectivo..." Acaso o Agostinho não se lembrou que o principal responsável é ele? O Agostinho demonstra uma coisa muito nossa, a desresponsabilização. Foi ao ponto de culpar os jornalistas: "mas, quem é que falou em geração de ouro? Foram vocês!" Se tudo isto não fosse triste seria seguramente ridículo. Se ficarmos nesta fase, como tudo indica, temos então já encontrados os culpados: a comunicação social e o Scolari, pelas declarações que fez...Estes dois jogos dos sub-21 evidenciaram algo que infelizmente também é habitual: a ausência total de um modelo de jogo, em que cada jogador saiba exctamente o que deve fazer. É muito raro entre os treinadores portugueses, com honrosas excepções como Mourinho, Peseiro e Jesualdo, para citar os mais óbvios. O contraste com a França foi enorme. A cara do Agostinho no banco dizia tudo, ignorância e incapacidade. É um tipo fraco, como ficou claro na polémica com Scolari. Só depois de receber o apoio do Pinto da Costa é que ganhou coragem para fazer declarações mais polémicas. Isto tem um nome: cobardia. Espero que seja despedido e que para o lugar dele vá o Paulo Sousa que eu epenso que vai ser um bom treinador.

1:48 da tarde  
Anonymous gonçalo diz...

O texto anterior é meu.

1:49 da tarde  
Anonymous gonçalo diz...

Sobre o Quaresma tenho uma opinião que não é pacífica. Reconheço obviamente que é um jogador com talento. Admito que o Adrianse o melhorou como jogador e que, no FCP, foi decisivo em muitos jogos desta liga. O problema é que numa equipa, como é o caso dos sub-21, em que não há liderança, o Quaresma torna-se igual a ele próprio: individualista, indisciplinado e arrogante. Um jogador com talento, mas sem atitude profissional e humildade não serve para nada, a não ser para divertir o público com fintas e golos bonitos. Para mim isso não chega. Honestamente, o Quaresma parece-me um tipo profundamente acéfalo, depois a timidez também não ajuda nada. Onde eu quero chegar é o que o Quaresma não é aquilo a que agora se chama um jogador de grupo, de balneário. Por isso, não me surpreendeu que o Scolari não o tenha convocado. O tempo dirá se foi uma boa decisão, mas suspeito bem que sim.

2:00 da tarde  
Blogger Romeu diz...

Concordo com a excelente análise feita sobre os Sub-21 e sobre Quaresma. Relativamente a Rui Costa, lanço uma pergunta: Um clube deve apostar na formação ou na mística?

Passem pelo meu blog e vejam se concordam com a minha perspectiva, comparando as estratégias do SCP e do SLB (a saída de Sá Pinto e o regresso de Rui Costa).

www.legumesalteados.blogspot.com

4:56 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

osga cabeçuda, que tal uma posta de bacalhau sobre o sá pintas ser despaxado como um cão sardento dos verde-ranho? cumps otário!

1:35 da manhã  
Blogger Lance diz...

Humildade e postura profissional é tentar arrancar uma perna num amigavel a um coitado de cabo verde??

11:23 da manhã  
Anonymous Corram com este gajo daqui diz...

Não sei quem te deixou escrever neste blogue, mas quem deixou devia ter visto que não tens qualidade para tal.
Quanto ao nonjento, enfim, é um adjectivo que se aplicará a pessoas a mais pessoas para além do Rui Costa.
Para bom entendedor...

12:30 da tarde  
Anonymous gonçalo diz...

Aqui deixo um comentário do Medeiros Ferreira a pretexto dos sub-21. Não podia estar mais de acordo.

Juventudes futebolísticas

Durante meses eles são incensados nas colunas desportivas de apreciação individual dos jogadores.GÉNIOS COM VINTE ANOS são apresentados prontos a vender para qualquer equipa de top mundial.Mesmo quando jogam mal,ou derivam para a jogada individualista, ou simplesmente bonitinha mas inconsequente.São semanas a fio.Imagino o desespero dos treinadores sérios que ainda os querem aperfeiçoar táctica ou tecnicamente perante o coro dos mitificadores.E depois perdem perante equipas normais, sem árbitros sensíveis aos «Ai Jesus» dos que caem por sistema perto da grande área.É o preço da avaliação fabricada.

12:32 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Caro Miego,

Clara azia contra Quaresma:

1. O Sr. "Sclorari" já que manda na selecção, de acordo com o organigrama, pode começar a assumir também as desgraças dos sub-21;

2. Provou-se que Quaresma não vale nada; aliás os 40 jogos ao serviço do FCP demonstraram isso mesmo; por último os 3 jogos ao serviço dos sub-21 apenas vieram comprovar a teoria do gaucho; só as bestas é que não vêm isso;

3. Quaresma devia resolver os jogos sozinho: guarda-redes, defesa, meio-campo e avançado. Como não o fez, provou-se que é incapaz;

4. É pena. Se calhar Quaresma devia ser do SCP ou do SLB... Nestes casos Quaresma naõ precisava de resolver os jogos sozinho... Neste caso de besta passava a bestial...

4:22 da tarde  
Blogger Miego Daradona diz...

Caro anónimo:

1 - que eu saiba o scolari não é ainda responsável pelas patetices do embustinho oliveira.

2 - A carreira do quaresma não começou com estes quarenta jogos ao serviço do Porto nem sequer, que eu tenha notado, ele exibiu qualidade inequívoca durante esses 40 jogos. Antes estão 3 anos de irregularidade, brilhantismo entremeado com palhaçada.

3 - Pior que a irregularidade é o mau carácter. Quaresma sempre que as coisas correm mal coloca em risco a carreira de um colega. Foi em Alvalade quando se enervou, foi noutras ocasiões e agora mais recentemente sobre o guarda-redes alemão (aliás não foi a única vítima do mau carácter de Quaresma neste sub-21).

Custa engolir um sapo, eu também nao sou propriamente um defensor de scolari (quem perde como perdeu com a grécia não pode falar muito sobre preparação de jogos e estudo do adversário), mas a verdade é só uma: agostinho e quaresma deram toda a razão a scolari. Agora cabe-lhe a ele sair por cima com uma campanha minimamente aceitável no mundial.

2:47 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Caro Miego,

"e agora mais recentemente sobre o guarda-redes alemão"

Ver naquele lance uma tentativa de agressão é cegueira pura. Foi um lance normal de contacto entre joagador e guarda-redes, como muitos outros que se vêm. Vimos sim uma guarda-redes que deveria ter sido expulso por tentativa de agressão (não fossem os colegas e teria agredido o Qauresma). Vimos sim um guarda-redes que deveria ter sido penalizado, pelas sucessivas tentativas de entrada em campo...

Continuo a afirmar:
1. Quaresma tem mau feitio? Tem.
2. Quaresma é irregular? É.
3. Quaresma é individualista? É, apesar de ter vindo a melhorar.
4. Quaresma tem talent0? Claramente que sim. Pode alterar o rumo de um jogo com um lance genial.
5. Quaresma tem que fazer tudo sozinho? Não. A equipa tem 11 jogadores, Quaresma não pode ser guarda-redes, defesa, meio-campo, e avançado ao mesmo tempo.
6. Quaresma tem algum pecado? Tem. Para além do talento (há quem não goste de talento, porque é muito imprevisível) é jogador do FCP (o que é ainda um pecado maior).

10:12 da manhã  
Anonymous Olinda diz...

Bom, eu tou a leste da razão pela qual detestas o Rui, se li bem, foi algo que ele fez antes do euro, o pior que ele fez, quanto a mim, foi no fim do euro, antes da final... mas isso ele é que sabe, nem sempre uma pessoa é obrigada a aguentar todas a criticas, o Rui foi um dos melhores jogadores da nossa seleção, de sempre, e do euro.
Quanto á sua vinda para o Benfica, ele veio concretisar um sonho, espero que continue a ser um sonho, "deus sabe" o quanto eu desejo isso, desejo que ele consiga ser igual a ele proprio no relvado, basta isso, não precisa ser melhor, nem precisa ser um heroi, basta ser ele proprio, sem infelicidades, nem um treinador "burro", ele irá calar muitas vozes, podemos não ser campeões mas o Rui mostrará porque que ainda(e desconfio que o ano de opção é para ser cumprido) faz falta ao Benfica e especialmente ao futebol. Força Rui, ninguem mais que eu quer que sejas feliz...
www.ruicosta10.com

1:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!