quinta-feira, julho 20, 2006

O Actor

Patinho f... also.


Há dois dias tive a infelicidade de ligar a TV no momento errado. Apanhei ainda parte do novo anúncio que promove o kit sócio do Benfica. Antes de mais deixo uma ressalva: apesar de não gostar do Benfica não misturo isso neste assunto, aliás porque neste momento decorre uma campanha de rádio de promoção ao mesmo produto que essa sim tem graça e está bem feita. Aqui o assunto é o Rui Costa. Mas continuando... Rui começa a descrever o golo que marcou ao Benfica quando estava na Fiorentina, ao mesmo tempo em que surgem as imagens dos "passos" por ele descritos. Por fim chega o momento ridículo: Rui Costa baixa a cabeça com ar de sofrimento e diz que foi o pior golo que marcou na sua vida. Por vezes há anúncios ou programas de TV que me custam ver pelo ridículo do desempenho dos intervenientes e a meio mudo o canal porque não aguento, este é um deles.

O mais curioso é que o Rui Costa que participa neste anúncio é o mesmo que ultimamente é promovido a "gandhi" vermelho: ele não se importa com a braçadeira, ele acha que o Simão deve ser o capitão, ele está ali com total humildade... Estamos a falar do mesmo Rui. O agora comprovado actor. E porquê comprovado? Porque só os mais esquecidos esquecem que este Rui Costa, o "humilde", o "altruísta", o "desinteressado" e o "sentimental" é o mesmo que na véspera do jogo mais importante da história do futebol português decidiu colocar à frente dos interesses nacionais a sua "pirraça" pessoal, anunciando o abandono da selecção para surpresa geral, não só do treinador mas inclusivamente do seu capitão, que o ladeava. Certamente um momento muito feio e egoísta que não terá caído nada bem no seio do grupo.

Assistimos actualmente à promoção do Rui Gandhi. A mim não me enganas Rui, e o anúncio comprova o jeito para a falsidade que já te conhecia.

13 Comentários:

Blogger Red Glock diz...

Então, palerma, muda de canal e vai te foder!

RG

11:54 da manhã  
Anonymous gonçalo diz...

Deste vez não estamos de acordo. É certo que o Rui Costa é, erradamente, apontado como um exemplo de humildade. O que se passa é que se confunde o seu benfiquismo com humildade, conceitos e ideias completamente diferentes. O Rui Costa não é um jogador de balneário. Digo-o no sentido em que me parece que ele raramente, para não dizer nunca, colocou os interesses do grupo acima dos seus. O anúncio da renúncia à selecção na véspera da final do Euro 2004 é o mleohr exemplo para o que acabo de dizer, tão elucidativo que dipensa qualquer outro. Agora, onde não posso estar de acordo contigo é na falsidade

12:51 da tarde  
Anonymous gonçalo diz...

Caro Miego,

Desta vez não estamos de acordo, pelo menos no essencial do teu texto. É certo que o Rui Costa é, erradamente, apontado como um exemplo de humildade. O que se passa é que se confunde o seu benfiquismo com humildade, conceitos e ideias completamente diferentes. O Rui Costa não é um jogador de balneário. Digo-o no sentido em que me parece que ele raramente, para não dizer nunca, colocou os interesses do grupo acima dos seus. O anúncio da renúncia à selecção na véspera da final do Euro 2004 é o melhor exemplo para o que acabo de dizer, tão elucidativo que dispensa qualquer outro. Agora, onde não posso estar de acordo contigo é no seguinte:

O Rui Costa é realmente benfiquista, sente e sofre com o clube, como um adepto. Não duvido que o golo que ele descreve no anúncio lhe causou uma grande tristeza. O que ele diz no anúncio é que sentiu uma grande tristeza naquele momento, e não que a está a sentir durante o anúncio. Por isso, era dispensável aquela expressão de dor, mas isso são as exigências do marketing. Agora, o anúncio tem uma base real, a tristeza que do Rui Costa quando marcou o golo ao Benfica, essa totalmente verdadeira. De resto, e esse é o seu melhor lado, o Rui Costa é, num certo sentido, um jogador como já não há muitos, com aquela paixão pelo seu clube de sempre, mas também por jogar à bola, o que é bem diferente de jogar futebol. O brilho nos olhos que mostrou no dia do regresso ao Benfica era também genuíno. Talvez por isso, o Rui seja um jogador consensual, tendo sido aplaudido de pé há quatro anos no já velho Alvalade, quando foi substituído. O que mais me impressionou na altura foi o facto de o Sporting estar a perder na eliminatória com o Milan. Por oposição ao Rui Costa, lembro sempre o Figo. Admitindo que é sportinguista do coração, algo que não tenho por adquirido, alguém pode garantir que ele quer acabar a carreira no Sporting? O Figo é melhor jogador e profissional, que no fundo é o que mais interessa, mas não tem esta irracionalidade pelo Sporting, como o Rui Costa tem pelo Benfica.

PS 1: Ignorem o meu texto anterior.

PS 2: Como sportinguista, estou ainda mais à vontade para escrever o que escrevi…

1:11 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Tomara a ti teres metade da coragem k ele teve ao trocar o Milan pelo Benfica!É certo que estava no banco mas isso n lhe tira prestigio!Pensa naquilo que escreves antes de pores um post destes ó palhaço!!!Uma coisa é opinião outra é tentar denegrir a imagem de um sentimento...!!Nem tu pelo teu clube tens tanto coração como tem o Rui pelo Benfica!Mama na bucha pah!!!!

2:31 da tarde  
Anonymous pet diz...

Miego, és realmente incrível...

Tu não és sequer sportinguista... és simplemsmente anti-lampião... a camisola do teu clube não é verde e branca é vermelha com uma cruz em cima...

Só podes ser um frustrado de merda, para andares a perder tempo com estes "posts" facciosos e sem interesse...

2:50 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Lampionagem já tá toda ressaibiada. Bem metida miego!

A verdade é que o que o Costa fez na selecção foi uma pulhice das grandes, meteu-se acima de todos os interesses.

É benfiquista? Parece, agora o arzinho combalido no anúncio mostra como é grande actor e nisso percebe-se o sentido deste post. O Costa é um chulo como a maioria dos jogadores, julga-se com o rei na barriga (recorde-se como se comportou quando surgiu a hipótese DECO). O tempo mostrará como mesmo o seu benfiquismo é suplantado por um problema que salta a vista: um umbigo gigante.

4:32 da tarde  
Anonymous pet diz...

Miego,

Não vale fingires que és um user anónimo e "postar" em teu apoio...

4:36 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Caro Gonçalo,

Em nenhum momento refutei o benfiquismo de Rui Costa. Tenho boa memória e penso que o seu benfiquismo ficou bem provado não neste conveniente regresso mas sim no momento em que foi aliciado pelo Sporting e, ao contrário de outros jogadores depois promovidos a falsos símbolos do benfiquismo, se recusou a trair o Benfica (sendo mais tarde ele traído ao ver recusado o seu desejo de ingressar no barcelona).

A única questão que tentei referir foi a falsidade, por demais evidente, e o umbiguismo galopante deste jogador. O anúncio do kit é ridículo não porque o benfiquismo de Rui Costa seja ameaçável mas porque permite perceber que o rapaz é de facto um bom actor (por mais benfiquista que seja aquela cara de sofrimento no final é actuação).

Veremos no futuro o que é mais forte: o benfiquismo (que tem) ou o egoísmo, falsidade e mesquinhez que demonstrou várias vezes nos últimos anos, nomeadamente no processo DECO e no adeus à selecção.

4:40 da tarde  
Anonymous Anónimo diz...

Anúncio de merda, feito por um canastrão da marca maior. E pensar que foi esta agência que fez aquele anúncio sensacional dos "Indomáveis" o ano passado...

6:28 da tarde  
Blogger Pitons D´Alumínio diz...

É só rir, passou mais tempo fora que no slb, no entanto acolhem-no como se D.Sebastiao fosse, e agora este anuncio...

Claro que é todo benfiquista, depois de ter passado uns 10 ou 11 anos fora a encher-se e agora vir gozar uma boa reforma a conta dos otarios da capoeira, e nao esquecer que ainda terá ganho uns cobres para fazer o anuncio...

Mas atençao que o mesmo é brilhante e funciona na perfeiçao, afinal é feito para um "target" cujo QI não ultrapassa o de uma ave e como tal ficam todos inchados e orgulhosos...

3:10 da manhã  
Anonymous Anónimo diz...

Grande actor? a mim nunca me enganou, nem me convenceu.
A cena canalha da seleccao e a ciumeira que mostrou perante DECO, mostra bem a qualidade fraca do homem, e ainda lhe querem atribuir humildade, porque? nunca foi grande, nem nunca ganhou premios ou teve designado para eles. Onde ganhou mais fama, foi como suplente do AC Milan. Muito pouco para quem o quer endeusar.

4:21 da manhã  
Anonymous O Terceiro Grande diz...

Nada pior que um futebolista falso e egoísta. Detesto clubes que os contratam.
Capitão de equipa deve andar à porrada nos treinos com os colegas, desde que seja para melhorar o grupo de trabalho.

3:20 da manhã  
Anonymous Adan diz...

Para que é que precisamos cá de zucas na selecção? Estamos em Portugal porra....

O Rui Costa é mil vezes mais humilde do que qualquer palhaço do vosso clubezito da treta.

3:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Página Principal

Avalie-me!